7/8/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
“A participação efetiva da sociedade pode melhorar os serviços prestados à população. A Conferência Municipal é fundamental nesse sentido. Temos a chance de mudar o que não está adequado”, disse a jovem universitária Bruna dos Santos, 17 anos, durante a X Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 06 de agosto, no Centro Universitário Barão de Mauá. O evento reuniu representantes dos conselhos municipais, entidades assistenciais, usuários dos serviços de assistencial social e autoridades municipais. O público superou as expectativas, com a presença de mais de 250 pessoas e representantes de cerca de 100 entidades.
A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, representou a prefeita Dárcy Vera na cerimônia de abertura. Ela agradeceu aos organizados, aos conselhos municipais e falou das realizações da Semas. “Nos últimos anos, foi construída a identidade política da Assistência Social. Ocorreu o protagonismo dos usuários dos serviços. O apoio de todos os conselhos municipais deram subsídios para o trabalho que realizamos. O desafio agora é a modernização e a consolidação efetiva do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. Durante a conferência foi apresentada palestra com a especialista em planejamento, supervisão e administração em recursos humanos e serviço social, Nilza Pinheiro dos Santos. “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social rumo a 2026” foi o tema Central discutido na X Conferência.
A presidente interina do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristina Consoli, explica que o objetivo é a estruturação das diretrizes para os próximos dez anos. “Esperamos que nossas propostas sejam concretizadas e que se sigam para o Congresso para se tornarem leis”, destacou Cristina. Ela informou que durante a Conferência também foi realizada a eleição para definição dos delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual.
Karol Anne Oliveira, 27 anos, moradora do jardim Presidente Dutra, usuária do Cras 4, conta sobre a importância do serviços de assistências. “Olha eu sempre utilizei os serviços por necessidade e foi muito importante para mim. Hoje, graças à ajuda que já recebi, não preciso usar com tanta frequência. Estar aqui e poder contribuir é recompensador”, considerou Karol.
Para Igor Patrick Pereira, 16 anos, que faz parte do programa primeiro emprego de uma entidade assistencial, frisou que o apoio que ele recebe da entidade é importantíssimo em sua vida. “Já frequento o Corassol há 7 anos, recebo orientação sobre diversos temas, e agora estou no programa Primeiro Emprego”, disse.
A Secretaria Municipal de Assistência realizou diversas melhorias nos últimos anos, entre elas a criação do Creas-Pop; de cinco Cras, de três Creas, da Vila Dignidade, de dois Centros de Convivência para Idosos, do Casamento Comunitário, da Coordenadoria da Mulher; da Coordenadoria do Idoso, de melhorias no Banco de Alimentos e outras ações que atendem a comunidade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.