6/12/2016 - Ribeirão Preto - SP
Das 63 pessoas que fizeram o teste no dia 1º de dezembro, três foram positivos
A equipe do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realizou na quinta-feira, dia 1º de dezembro, atividades de promoção à saúde e prevenção a doença em comemoração o Dia Mundial. Durante a atividade, 63 pessoas fizeram o teste rápido para detecção do HIV, que utiliza Fluído Oral, com comprovada eficácia e que não utiliza o sangue na sua primeira amostra.
“Três delas tiveram resultado positivo. Agora, elas foram encaminhadas às unidades de saúde para confirmação de diagnóstico e início do tratamento”, afirmou a enfermeira Lis Neves, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde. Os profissionais também distribuíram folders educativos, e 1.700 preservativos e outros insumos de prevenção.
Esta ação faz parte da Campanha Fique Sabendo 2016, que tem a finalidade de ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os exames para perto das pessoas, oferecer à população sexualmente ativa e que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV.
Em Ribeirão Preto, a campanha teve início no dia 24 de novembro em todas as unidades de saúde da rede municipal. Todas as equipes das unidades de saúde realizaram atividades preventivas como palestras e distribuição de folders, além de visitas a empresas.
No dia 26 de novembro, a equipe do Programa, juntamente com o Dr. Móvel, também esteve na Praça XV de Novembro, realizando atividades de prevenção. Além de distribuir material informativo e conversar sobre a doença, a equipe distribuiu cerca de 1.500 preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Das 61 pessoas que fizeram o teste, um foi positivo para HIV.
Apesar da Campanha Fique Sabendo 2016 tenha se encerrado no dia 1º de dezembro, o teste rápido está disponível nas unidades de saúde da rede municipal. “Não há necessidade de passar por consulta. É só procurar pelo enfermeiro, que ele fará o teste. Quanto antes a doença for detectada, mais cedo o tratamento tem início”, ressaltou a enfermeira.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.