Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

13/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

TAC define nova tarifa do transporte coletivo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirõa Preto

Após assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público foi definida a nova tarifa de R$ 3, para o transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, a partir deste sábado, dia 11 de outubro, mesma data que entra em vigor a eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos.

O TAC foi assinado pela prefeita Dárcy Vera, pelo diretor superintendente da Transerp, William Latuf; pelo representante do Consórcio PróUrbano, Roque Felício; e pelo promotor Carlos César Barbosa.

Pelo TAC, a Prefeitura terá que adequar à legislação municipal que regulamenta a definição sobre gratuidade para pessoas com deficiência física à legislação federal. Segundo o promotor há um número muito grande de gratuidade que deve ser revisto.

Outro ponto do TAC é a integração tarifária do sistema alimentador (Leva e Traz). Será estabelecida uma tarifa para o uso exclusivo do serviço alimentador no valor de R$ 1. A tarifa somente será cobrada pelo sistema quando o usuário não utilizar de outra linha de ônibus. O prazo de implantação será janeiro de 2015.

Além disso, foi criada uma tarifa de R$ 5 a ser paga de forma extraordinária diretamente ao motorista de ônibus pelo usuário que não tiver cartão. O passageiro receberá um cartão. Caso o usuário não tenha interesse em utilizar o cartão outras vezes, poderá devolvê-lo ao Consórcio PróUrbano que ressarcirá o valor de R$ 2.

O promotor ainda citou a implantação da biometria, que está em fase de testes pela Transerp e pelo Consórcio, para acabar com os chamados “janelinhas”, que vendem a tarifa ao usuário e o cartão é devolvido pela janela do ônibus.

“Diante desses compromissos que a Prefeitura se propôs a rever nós entendemos que a tarifa pode ser reajustada para R$ 3 um valor compatível”, disse o promotor.

De acordo com o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, o último reajuste de tarifa do transporte coletivo em Ribeirão Preto aconteceu em janeiro de 2013. “A Transerp fez um levantamento do valor da tarifa de outras cidades com o mesmo porte de Ribeirão Preto e em algumas cidades menores o valor da tarifa é maior, como por exemplo, Franca que possui uma tarifa de R$ 3,10 e Sorocaba R$ 3,35”, explicou.

A prefeita Dárcy Vera ressaltou que muitas melhorias já aconteceram e ainda vão acontecer no novo sistema de transporte coletivo de Ribeirão Preto. “Queremos proporcionar à população um transporte coletivo mais atrativo. Esta é uma das principais metas desta Administração”. Ela destacou que as empresas estavam reivindicando um valor de R$ 3,17 para a tarifa que não foi aceita pela administração municipal. “Nós concordamos com o valor definido pelo Ministério Público, que foi o mesmo defendido pela administração”, finalizou a prefeita.

Principais melhorias entre 2012 – 2014

No período de 2012 a 2014 as principais melhorias implantadas dentro do novo sistema de transporte coletivo são:

1. Ampliação do quadro de horários em 13 linhas convencionais e 18 linhas alimentadoras;

2. Criação de 13 novas linhas, sendo: 7 convencionais, 3 alimentadoras (Leva e Traz); 3 estruturais, utilizando veículos tipo Padron;

3. Frota 0 km, contendo: novo padrão de visualização; maior capacidade de transporte; elevadores para cadeira de rodas; sistema de ventilação e exaustão forçada; painéis eletrônicos de itinerários;

4. Controle da operação através de sistema de radiocomunicação e de monitoramento GPS pela Central de Controle Operacional (CCO);

5. Instalação de câmeras de segurança em toda a frota;

6. Modernização do sistema de informação aos usuários, através da disponibilização de: criação da CRC (Central de Relacionamento com o Cidadão); call center (0800 77 10 118, atendimento de 2ª a domingo, das 06:00 às 22:00h); site; guia - versões digital e impressa; diagrama de rede (mapa ilustrativo); desenvolvimento e implantação do aplicativo “Ribeirão Ponto a Ponto” para planejamento das viagens; desenvolvimento e implantação do aplicativo “CittaMobi” para consulta de horários em tempo real, através da internet e de celular, incluindo versão especial para deficientes visuais (16.000 downloads);

7. Modernização do sistema de bilhetagem eletrônica com a substituição dos validadores, software de gestão e da instalação da segunda catraca nos ônibus tipo Padron;

8. Ampliação da quantidade de grupo de linhas para integração (de 13 para 22);

9. Criação do Cartão Empresarial;

10. Acesso à conta corrente do cartão pela internet através da senha do seu titular;

11. Ampliação dos postos de recarga dos cartões (de 150 para 250);

12. Isenção tarifária para os estudantes das redes municipal e estadual (ref.: julho/14 – 14.371);

13. Tarifa única, com ampliação da quantidade de integrações no prazo de 2 horas (de 2 para 3);

14. Código de Conduta para melhor atendimento dos passageiros preferenciais, incluindo treinamento para motoristas através de uma parceria com o Sest/Senat;

15. Novo regulamento dos serviços;

16. Criação de sistema de avaliação da qualidade dos serviços;

17. Construção e operação do Terminal Ribeirão Shopping;

18. Fornecimento e instalação de 50 abrigos metálicos, de um total de 500;

19. Confecção e instalação de 640 placas nos pontos de ônibus.

20. Implantação do Programa de incentivo ao uso do Cartão Cidadão para eliminação do dinheiro como forma de pagamento de tarifa a bordo dos ônibus, contemplando as seguintes ações:

· Ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400;

· Emissão do Cartão Cidadão em todos os postos de recarga;

· Instalação de 20 terminais de autoatendimento para recarga automática do Cartão Cidadão;

· Cadastro e emissão do Cartão Cidadão através do site www.nossoritmoribeirao.com.br, com remessa na residência de seu titular;

· Funcionamento de posto de atendimento na Estação Rodoviária, diariamente, das 5h às 24h;

· Ampliação do horário do posto de atendimento do Terminal Hospital das Clínicas, diariamente, das 5h às 24h;

· Ampliação do horário do posto de atendimento do Terminal Ribeirão Shopping, diariamente, das 5h às 24h;

· Disponibilização de posto volante nos bairros para cadastro e emissão do Cartão Cidadão;

· Utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais;

· Implementação da promoção “Recarregou, Ganhou”, oferecendo ao usuário 1 crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão;

· Veiculação de campanha publicitária para divulgação das ações junto à população;

· Disponibilização de cartão específico para usuários eventuais, sem direito à integração tarifária, nos 20 (vinte) terminais de autoatendimento;

· Implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante a utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico;

Outras melhorias ainda serão implementadas, cujos prazos estão pactuados no TAC. São elas:

1. Implantação da 2ª, 3ª e 4ª etapas da rede de transporte coletivo, contemplando a ampliação da frota e de linhas de ônibus;

2. Construção de terminais e estações de bairro;

3. Construção de 56 km de corredores estruturais;

4. Implantação de 8 km de faixas preferenciais de ônibus;

5. Implantação de sistema de biometria facial para controle dos benefícios tarifários;

6. Disponibilização de equipe de 30 agentes, em caráter temporário, pelo prazo de 90 dias, para atuar nas demais etapas de implantação da rede de transporte coletivo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.