13/10/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirõa Preto
Após assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público foi definida a nova tarifa de R$ 3, para o transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, a partir deste sábado, dia 11 de outubro, mesma data que entra em vigor a eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos.
O TAC foi assinado pela prefeita Dárcy Vera, pelo diretor superintendente da Transerp, William Latuf; pelo representante do Consórcio PróUrbano, Roque Felício; e pelo promotor Carlos César Barbosa.
Pelo TAC, a Prefeitura terá que adequar à legislação municipal que regulamenta a definição sobre gratuidade para pessoas com deficiência física à legislação federal. Segundo o promotor há um número muito grande de gratuidade que deve ser revisto.
Outro ponto do TAC é a integração tarifária do sistema alimentador (Leva e Traz). Será estabelecida uma tarifa para o uso exclusivo do serviço alimentador no valor de R$ 1. A tarifa somente será cobrada pelo sistema quando o usuário não utilizar de outra linha de ônibus. O prazo de implantação será janeiro de 2015.
Além disso, foi criada uma tarifa de R$ 5 a ser paga de forma extraordinária diretamente ao motorista de ônibus pelo usuário que não tiver cartão. O passageiro receberá um cartão. Caso o usuário não tenha interesse em utilizar o cartão outras vezes, poderá devolvê-lo ao Consórcio PróUrbano que ressarcirá o valor de R$ 2.
O promotor ainda citou a implantação da biometria, que está em fase de testes pela Transerp e pelo Consórcio, para acabar com os chamados “janelinhas”, que vendem a tarifa ao usuário e o cartão é devolvido pela janela do ônibus.
“Diante desses compromissos que a Prefeitura se propôs a rever nós entendemos que a tarifa pode ser reajustada para R$ 3 um valor compatível”, disse o promotor.
De acordo com o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, o último reajuste de tarifa do transporte coletivo em Ribeirão Preto aconteceu em janeiro de 2013. “A Transerp fez um levantamento do valor da tarifa de outras cidades com o mesmo porte de Ribeirão Preto e em algumas cidades menores o valor da tarifa é maior, como por exemplo, Franca que possui uma tarifa de R$ 3,10 e Sorocaba R$ 3,35”, explicou.
A prefeita Dárcy Vera ressaltou que muitas melhorias já aconteceram e ainda vão acontecer no novo sistema de transporte coletivo de Ribeirão Preto. “Queremos proporcionar à população um transporte coletivo mais atrativo. Esta é uma das principais metas desta Administração”. Ela destacou que as empresas estavam reivindicando um valor de R$ 3,17 para a tarifa que não foi aceita pela administração municipal. “Nós concordamos com o valor definido pelo Ministério Público, que foi o mesmo defendido pela administração”, finalizou a prefeita.
Principais melhorias entre 2012 – 2014
No período de 2012 a 2014 as principais melhorias implantadas dentro do novo sistema de transporte coletivo são:
1. Ampliação do quadro de horários em 13 linhas convencionais e 18 linhas alimentadoras;
2. Criação de 13 novas linhas, sendo: 7 convencionais, 3 alimentadoras (Leva e Traz); 3 estruturais, utilizando veículos tipo Padron;
3. Frota 0 km, contendo: novo padrão de visualização; maior capacidade de transporte; elevadores para cadeira de rodas; sistema de ventilação e exaustão forçada; painéis eletrônicos de itinerários;
4. Controle da operação através de sistema de radiocomunicação e de monitoramento GPS pela Central de Controle Operacional (CCO);
5. Instalação de câmeras de segurança em toda a frota;
6. Modernização do sistema de informação aos usuários, através da disponibilização de: criação da CRC (Central de Relacionamento com o Cidadão); call center (0800 77 10 118, atendimento de 2ª a domingo, das 06:00 às 22:00h); site; guia - versões digital e impressa; diagrama de rede (mapa ilustrativo); desenvolvimento e implantação do aplicativo “Ribeirão Ponto a Ponto” para planejamento das viagens; desenvolvimento e implantação do aplicativo “CittaMobi” para consulta de horários em tempo real, através da internet e de celular, incluindo versão especial para deficientes visuais (16.000 downloads);
7. Modernização do sistema de bilhetagem eletrônica com a substituição dos validadores, software de gestão e da instalação da segunda catraca nos ônibus tipo Padron;
8. Ampliação da quantidade de grupo de linhas para integração (de 13 para 22);
9. Criação do Cartão Empresarial;
10. Acesso à conta corrente do cartão pela internet através da senha do seu titular;
11. Ampliação dos postos de recarga dos cartões (de 150 para 250);
12. Isenção tarifária para os estudantes das redes municipal e estadual (ref.: julho/14 – 14.371);
13. Tarifa única, com ampliação da quantidade de integrações no prazo de 2 horas (de 2 para 3);
14. Código de Conduta para melhor atendimento dos passageiros preferenciais, incluindo treinamento para motoristas através de uma parceria com o Sest/Senat;
15. Novo regulamento dos serviços;
16. Criação de sistema de avaliação da qualidade dos serviços;
17. Construção e operação do Terminal Ribeirão Shopping;
18. Fornecimento e instalação de 50 abrigos metálicos, de um total de 500;
19. Confecção e instalação de 640 placas nos pontos de ônibus.
20. Implantação do Programa de incentivo ao uso do Cartão Cidadão para eliminação do dinheiro como forma de pagamento de tarifa a bordo dos ônibus, contemplando as seguintes ações:
· Ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400;
· Emissão do Cartão Cidadão em todos os postos de recarga;
· Instalação de 20 terminais de autoatendimento para recarga automática do Cartão Cidadão;
· Cadastro e emissão do Cartão Cidadão através do site www.nossoritmoribeirao.com.br, com remessa na residência de seu titular;
· Funcionamento de posto de atendimento na Estação Rodoviária, diariamente, das 5h às 24h;
· Ampliação do horário do posto de atendimento do Terminal Hospital das Clínicas, diariamente, das 5h às 24h;
· Ampliação do horário do posto de atendimento do Terminal Ribeirão Shopping, diariamente, das 5h às 24h;
· Disponibilização de posto volante nos bairros para cadastro e emissão do Cartão Cidadão;
· Utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais;
· Implementação da promoção “Recarregou, Ganhou”, oferecendo ao usuário 1 crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão;
· Veiculação de campanha publicitária para divulgação das ações junto à população;
· Disponibilização de cartão específico para usuários eventuais, sem direito à integração tarifária, nos 20 (vinte) terminais de autoatendimento;
· Implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante a utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico;
Outras melhorias ainda serão implementadas, cujos prazos estão pactuados no TAC. São elas:
1. Implantação da 2ª, 3ª e 4ª etapas da rede de transporte coletivo, contemplando a ampliação da frota e de linhas de ônibus;
2. Construção de terminais e estações de bairro;
3. Construção de 56 km de corredores estruturais;
4. Implantação de 8 km de faixas preferenciais de ônibus;
5. Implantação de sistema de biometria facial para controle dos benefícios tarifários;
6. Disponibilização de equipe de 30 agentes, em caráter temporário, pelo prazo de 90 dias, para atuar nas demais etapas de implantação da rede de transporte coletivo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.