13/6/2012 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi, localizado na região central e que está completando 20 anos, já recebeu lavagem das paredes, massa corrida e agora ganhará nova pintura
Patrimônio cultural: Shopping Santa Úrsula colabora com a recuperação do prédio do Marp |
Muitas das ações que integram as programações de festejos dos 156 anos da cidade já estão sendo colocadas em prática. Exemplo disso são as melhorias estruturais que o Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel- Gismondi”, instalado na Rua Barão do Amazonas, esquina com a Duque de Caxias, vem recebendo por meio da parceria com o Shopping Santa Úrsula.
O prédio, que é museu há 20 anos, também está ganhando diversos reparos em todas as suas salas. De acordo com Adriana Silva, secretária da Cultura, o projeto de revitalização do Marp, encaminhado, analisado e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, foi bastante comemorada. “A direção do Shopping Santa Úrsula foi extremamente sensível e comprometida com a nossa proposta. A cidade ganha mais esse importante presente e o setor da cultura festeja a nova imagem do Marp”, disse a secretária.
“É uma honra colaborar com a revitalização do Marp, um dos principais patrimônios culturais do município, que merece toda a nossa atenção devido a sua importância, principalmente no segmento dos museus”, declarou Cleiton Martins, superintendente do Shopping Santa Úrsula, empreendimento também instalado na região central da cidade.
O Marp - O prédio onde está instalado o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi) foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. Em 1956, o prédio passou a ser ocupado pela Câmara Municipal, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura.
Depois de 28 anos, a Câmara foi transferida para o pavimento superior da Casa da Cultura e o prédio destinado a ser um museu. Em 22 de dezembro de 1992 foi inaugurado o Museu de Arte de Ribeirão Preto com o objetivo de reunir todo o acervo de artes visuais da Prefeitura e obras do SARP (Salão Nacional de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla; e também promover a recuperação do acervo. O MARP é hoje uma referência no Estado de São Paulo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.