Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/12/2015 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde faz avaliação da densidade larvária do Aedes aegypti




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira, dia 08, o levantamento dos índices de densidade larvária do mosquito Aedes Aegypti, cuja finalidade é determinar como estão distribuídos e a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como a zica e a febre chikungunya. Este trabalho é feito por amostragem em todo o município e visa levantar o Índice de Breteau e Índice Predial. “São avaliados imóveis residenciais, comerciais, prédios com mais de um pavimento e obras em andamento ou abandonadas, mas que contenham laje”, explica Maria Luiza Santa Maria, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento.

Os principais recipientes, que podem servir de criadouros, encontrados durante a pesquisa foram: pneus, garrafas retornáveis, pratos e pingadeiras, ralos internos e externos, latas e outros removíveis. Os índices gerais para o município de Ribeirão Preto foram de: Índice Predial (IP) = 1,90 (nº de imóveis positivos com larvas de Aedes aegypti/nº de imóveis pesquisados x 100), Índice Breateu (IB) = 2,61 (nº de recipientes positivos com larvas de Aedes aegypti/nº de imóveis pesquisados x 100).

As áreas com maiores índices estão no Distrito Norte e Leste, porém o Distrito com maior número de casos suspeitos e confirmados, atualmente, é o Distrito Oeste, que apresenta IP de 0,64 (região do Jardim Maria Casagrande, Vila Albertina, Vila Recreio e outros) e 1,25 (região Dom Mielli, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e outros).

Ações - O controle do vetor no munícipio de Ribeirão Preto é constante durante todo o ano, com a realização de bloqueio de casos suspeitos e confirmados de dengue, zika e chikungunya; realização de atividades de controle de criadouros e nebulização quando indicada, além dos arrastões e controle de criadouros específicos. Os agentes realizam também visitas quinzenais em pontos estratégicos, em conjunto com a Vigilância Sanitária e visitas bimestrais em imóveis especiais. Todas as atividades são avaliadas em reuniões quinzenais pelo Grupo de Monitoramento das Ações de Controle de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria Municipal da Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.