Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

23/9/2013 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde alerta para prevenção a conjuntivite e catapora




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A chegada da primavera traz um alerta à população com relação às duas doenças comuns nessa época: conjuntivite e catapora. A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

A doença pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite também pode ser causada por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Em 2011, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde registrou 3.956 casos da doença; em 2012 foram 994 e, de janeiro até setembro deste ano, foram 329 casos. Segundo o médico epidemiologista Cláudio Souza de Paula, as pessoas ficam desatentas e levam as mãos aos olhos com frequência. “Às vezes a pessoa coloca a mão em um balcão ou corrimão utilizado por muitas pessoas e coça os olhos. A contaminação é rápida. Por isso é necessário manter as mãos sempre limpas”, explicou.

Não há vacina que previna essa doença, por isso, as pessoas devem ficar atentas com a higiene.

Catapora - Já a catapora é muito conhecida das mães nesta época do ano, pois atinge principalmente crianças menores de 10 anos. É uma doença causada pelo vírus Varicela, e seus principais sintomas são febre, sintomas respiratórios, como coriza e tosse e, o que pode ser mais incômodo e evidente, o aparecimento de bolhinhas vermelhas que coçam muito e deixam marcas pelo corpo.

A vacina contra a catapora que estava disponível na rede municipal era utilizada em casos de surtos. No entanto, recentemente, o Ministério da Saúde incluiu essa vacina no calendário vacinal. “Agora a vacina contra a catapora foi incluída na tríplice viral, que protege a criança do sarampo, da caxumba e da rubéola. Essa vacina começa a ser oferecida nos próximos dias na rede municipal de saúde de Ribeirão Preto”, acrescentou o médico.

No entanto, o alvo da vacinação, segundo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, são crianças com 15 meses de idade e que já tenham tomado a primeira aplicação da tríplice viral. Em 2011 foram registrados 1.028 casos de catapora, em 2012 foram 701 e, de janeiro a setembro de 2013, 441 casos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.