3/9/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o PAI-PAD (Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Seavidas (Serviço de Atendimento à Violência Doméstica e Agressão Sexual), do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e o Fórum Permanente de Discussão da Política de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, iniciou nesta segunda-feira, dia 2, a Semana de Alerta à Síndrome Fetal do Álcool.
Também conhecida por SAF, essa Síndrome é considerada a causa mais comum de retardo mental infantil de natureza não hereditária. O evento é dirigido aos profissionais da saúde, educação, assistência social, área jurídica, ONG’s, acadêmicos e interessados.
A cerimônia de abertura foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, e contou com a apresentação artística de Luizinho Gonzaga e com a presença de representantes dos órgãos envolvidos. O assistente substituto do secretário de Saúde, Bruno Tessari Cobra, representou o Poder Público Municipal. “Temos que ressaltar a importância desse evento porque a Síndrome Fetal do Álcool representa um dos maiores desafios e preocupações na questão de saúde materno infantil”, afirmou Cobra.
Estudos realizados pela Organização Não Governamental The National Organization Fetal Alcohol Syndrome, mostram que a SAF afeta cerca de 40 mil crianças por ano em todo o mundo, mais do que a Síndrome de Down, distrofia muscular e outras doenças. “A Secretaria da Saúde realiza a busca ativa de gestantes nessas condições visando manter um vínculo de cuidados e atenção, além de oferecer exames, consultas e grupos”, justificou.
Ele ressaltou ainda que a parceria da Secretaria da Saúde com o PAI PAD é fundamental para a realização de diversos trabalhos, entre eles a capacitação de profissionais. “Também contamos com as diversas pesquisas realizadas pelo Programa, para que possamos embasar e direcionar os trabalhos da equipe de servidores desta Secretaria, que são as pessoas que fazem acontecer os diversos trabalhos na ponta, ou seja, no contato com a população", afirmou Cobra.
Após a cerimônia de abertura teve início a conferência com o professor Daniel Pagnin, da Universidade Federal Fluminense. Para esta terça-feira, dia 3, está prevista roda de conversa sobre “Consumo de álcool na gestação e a Síndrome Fetal do Álcool”, com profissionais do CRSM do Hospital Mater, a partir das 9h.
O evento continua nesta quarta-feira, dia 4, a partir das 14h, com panfletagem no “Bandejão da USP” e Atividades nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde que vão abordar o tema “Posso tomar bebidas alcoólicas durante a gestação? Roda de Conversa com Gestantes”.
No dia 5, quinta-feira, haverá palestra sobre o tema “Mulheres gestantes podem consumir bebidas alcoólicas na gestação? Avanços de pesquisas sobre a Síndrome Fetal do Álcool: um alerta para a comunidade”, no ECEU (Espaço Cultural e de Extensão Universitária), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, localizado na av. 9 de julho, 980. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas, por isso as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail: paipadt@fmrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3904-9474.
E, na sexta-feira, dia 6, acontece o encerramento da Semana com a realização do III Simpósio de Atualização em Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas. Esse evento é destinado a profissionais e estudantes e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail:paipadt@fmrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3904-9474. A taxa de inscrição varia de R$ 70,00 e R$ 100,00. O Simpósio tem início às 8h e será realizado no Centro de Eventos Taiwan.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.