16/5/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15, o Sanatório Espírita Vicente de Paulo, inaugurou quatro Residências Terapêuticas Tipo II, destinadas às pessoas com transtorno mental e acentuado nível de dependência, que necessitam de cuidados permanentes. "Quero agradecer a todos que colaboraram para que esse projeto se tornasse realidade. À Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Tintas Coral, secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de voluntários e funcionários", afirmou Luiz Antonio Caixe, presidente do Sanatório.
Paulo Santini Gabriel e José Sebastião dos Santos, respectivamente diretor e coordenador de projetos da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, também prestigiaram a solenidade que contou com a presença dos novos moradores das residências. "Está no DNA da Fundação fazer filantropia, retribuindo à comunidade a confiança no trabalho por ela realizado. A Fundação conhece o trabalho do Sanatório e tem confiança na sua diretoria envolvida, de forma perene e perpétua, com a sociedade", acrescentou Paulo.
O vice-prefeito Marinho Sampaio prestigiou a solenidade e elogiou o empenho de toda a diretoria para que esse novo projeto pudesse se tornar realidade. "O terceiro setor exerce um papel importante junto à administração municipal", acrescentou.
O chefe da Divisão de Planejamento da Secretaria da Saúde, Bruno Tessari Cobra, comemorou o evento dizendo ser um dia festivo após as várias dificuldades enfrentadas. "O uso das residências terapêuticas é um resgate dos direitos humanos dos indivíduos. É mais um serviço que vai compor a Rede de Atenção Psicossocial do município de Ribeirão Preto", destacou.
Também estiveram presentes na solenidade o vereador Rodrigo Simões, Elaine de Paula Silveira Mello, articuladora de saúde mental da DRS XIII (Diretoria Regional de Saúde); Everson Boian, da Tintas Coral; os médicos Maria Aparecida Baruffi, coordenadora do Ambulatório Regional de Saúde Mental, e Alexandre Firmo Souza Cruz, coordenador de Saúde Mental da Secretaria da Saúde; e Vera Lúcia Alves Gomes de Carvalho, da diretoria do Sanatório.
Atendimento Ininterrupto - O objetivo principal deste serviço é oferecer trabalho intensivo 24 horas entre cuidadores e técnicos que atuem para estimular os moradores na busca por sua independência com qualidade de vida. O custeio mensal será pago pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de convênio entre o Sanatório e a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.
Os ocupantes das residências contarão com aporte de cuidadores em três turnos, além de suporte técnico de Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS-III).
Histórico - O Sanatório Espírita Vicente de Paulo é uma instituição que atua na área da saúde mental desde a década de 50. Desde então vem lutando por um tratamento humanizado respaldado na inserção social do sujeito, em comum acordo ao processo de desinstitucionalização. Atualmente a instituição mantém parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e outras Drogas, do Serviço Residencial Terapêutico tipo I, destinado a pessoas com transtorno mental em processo de desinstitucionalização, da Secretaria Municipal da Saúde.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.