8/7/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Alergia é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a uma substância estranha ao nosso organismo e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados. Desde a década de 80, observa-se o crescimento significativo na frequência das doenças alérgicas associado a fatores genéticos e ambientais, incluindo a exposição aos alérgenos do ar e a poluição. A asma e a rinite, doenças frequentemente associadas e de alta prevalência em todo o mundo, são as manifestações mais importantes das doenças alérgicas respiratórias, e, portanto, de maior impacto.
Por isso, durante Congresso bienal da Organização Mundial da Alergia (WAO - World Allergy Organization), ocorrida em 2005, na Alemanha, foi estabelecido a data de 8 de julho, como Dia Mundial da Alergia com a finalidade de contribuir para aumentar a visibilidade da alergia junto ao público, autoridades de saúde e outras especialidades relacionadas.
A previsão da Organização Mundial da Alergia é que o número de asmáticos chegará a 400 milhões em todo o globo, em 2025. No Brasil, a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) estima que 30% da população sofrem com rinite alérgica. A doença, que atinge 67% de pessoas na América Latina, se tornou uma preocupação global e um problema de saúde pública. Segundo a WAO, o custo mundial da rinite alérgica é US$ 20 bilhões.
Causas – Os principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade são ácaros e baratas, mofo (fungos),
Epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães), esporos de fungos e pólens de flores, alimentos, medicamentos.
Na pele a alergia pode manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.
Já a inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repetida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.
A asma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é conhecida como bronquite alérgica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente, por:
alérgenos e irritantes, infecções de vias aéreas, exercício físico inadequado, refluxo gastro-esofágico, medicações e alimentos, além de causas emocionais, como a ansiedade.
Tem também a alergia ocular, que se apresenta na forma de conjuntivite alérgica, provocando irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.
Sintomas de Alergia – Cada tipo de alergia apresenta um sintoma diferente desde a sensação de "aperto" ou opressão no peito, falta de ar ou cansaço, chiados no peito e tosse a espirros repetidos, coriza líquida e abundante, mucosa nasal congestionada e narinas entupidas, olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando, sinusite, amigdalites, faringites e otites repetidas.
Em alguns casos mais severos pode ocorrer anafilaxia ou choque anafilático, que é uma reação alérgica grave, que provoca acometimento de todo o organismo; dificuldade de respiração; perda de consciência e, em alguns casos, até a morte, quando não tratada imediatamente.
Dicas saudáveis – Aquelas pessoas que apresentam algum tipo de alergia já foram orientadas pelos seus médicos formas de conviver com o diagnóstico e atenuar os sintomas.
- manter janelas abertas durante o dia.
- O mobiliário deve ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza.
- A limpeza na residência deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco. Evitar, também, usar vassouras e espanadores, bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas.
- Os travesseiros devem ser trocados uma vez por ano. Deve-se evitar aqueles feitos com penas ou flocos.
- Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros e trocar as roupas de cama semanalmente.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.