6/11/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Gênio multidisciplinar do século XVI, Leonardo Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio, segundo pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos), feita em 1999. Para conhecer os estudos e pinturas de Da Vinci, o público poderá visitar ‘O Legado’ que marcou sua abertura oficial nesta segunda-feira, dia 4, no Theatro Pedro II, em uma solenidade que contou com a participação de autoridades e da orquestra sinfônica da Faculdade Uniesp. A exposição permanece até o dia 5 de dezembro.
Os visitantes poderão conferir 21 protótipos, sendo que seis são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural. Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália. A exposição é realizada pela Mais Comunicação, tem curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP e do Grupo Brasilinvest e apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
“Ser uma das cinco cidades a receber esta exposição é um privilégio. Estou muito feliz, pois se trata de uma oportunidade para que toda a população interessada possa conhecer mais sobre este grande e influente gênio”, disse a prefeita Dárcy Vera, destacando a importância de uma parceria realizada com a Secretaria de Educação, em que todos os alunos da rede municipal serão incentivados a visitar o evento.
O Legado - A exposição apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto. São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da "Última Ceia".
Também estiveram presentes a abertura da exposição, a presidente da Fundação Pedro II, Dulce Neves; o vereador Genivaldo Gomes; o curador do evento, Franco Gentili, e Fernando Costa, presidente da Uniesp.
Sobre Leonardo Da Vinci - Artista renascentista italiano nasceu em 1452. Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e considerado, em 1999, o maior gênio da humanidade, sendo absolutamente perfeito anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, inventor, escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos em códigos e grafia inversa).
Serviço - Com entrada gratuita ao público, a exposição acontece de 5 de novembro a 5 de dezembro, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até as 16h, no Teatro Pedro II.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.