16/7/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Procon de Ribeirão Preto dobrou, nos primeiros seis meses deste ano, o número de atendimentos em relação ao ano passado. Além do mais, o órgão também registrou índice de resolutividade de 85%, ou seja, de cada 100 atendimentos, em 85 deles o consumidor teve os seus direitos preservados.
Segundo o coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Paulo Garde, no primeiro semestre de 2015, foram prestados cerca de 35.600 atendimentos enquanto durante todo o ano de 2014 foram realizados 42 mil atendimentos. “De janeiro à julho, dos atendimentos realizados, 85% dos casos foram resolvidos, e em menos de 15 dias”, ressaltou o Garde.
O êxito alcançado pelo Procon de Ribeirão Preto vem da implantação da nova política de investimento em parcerias com os geradores de consumo para atender o consumidor e garantir a preservação de seus direitos. Esse trabalho, segundo Garde, é pautado pelo dialogo e pela conciliação visando a conscientização de que a relação de consumo passa, necessariamente, pelo respeito ético entre as partes.
Dessa relação é que resulta a confiança no Procon por parte dos consumidores. Ela está devidamente representada no balanço semestral do órgão, que mostra um número crescente de atendimentos ano a ano. Em 2011 foram 12 mil pessoas atendidas, em 2012 esse número já deu um salto para 27 mil, em 2013 foram 39 mil e em 2014 foram 42 mil pessoas atendidas. “Somente neste primeiro semestre de 2015 já atendemos mais de 80% do que atendemos em todo o ano passado”, ressalta o coordenador. Mesmo com o crescimento dos números, muitos consumidores ainda deixam de procurar pelos seus direitos. “Nossa equipe trabalha incessantemente na divulgação do Código de Defesa do Consumidor. Todos devem ter conhecimento que o Procon é uma ferramenta importante, quando o consumidor se sente lesado”, afirmou Garde.
O Procon de Ribeirão Preto executa a política de proteção e defesa do consumidor auxiliando também o Poder Judiciário, na medida em que tenta solucionar os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, com base no que determina o Código de Defesa do Consumidor.
Para denúncias e reclamações, o consumidor deve entrar em contato pelo telefone 151, ou se dirigir à rua Duque de Caxias, 1.181, no Centro da cidade. O horário de atendimento do Procon de Ribeirão Preto é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h.
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