22/9/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerca de 150 mudas de ecsórias e 15 ipês, além das palmeiras que estavam em vasos no calçadão, foram plantados nesta sexta-feira, dia 19, em praça localizada entre as ruas Fernando de Lazzari e Giuseppe Agostino Pavanelli, no bairro Quintino Facci I.
A ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Autovias, contou com a presença da prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera; do secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, e do coordenador do Meio Ambiente da Autovias, Daniel Mandeo Neto, para marcar o “Dia da Árvore” que é comemorado mundialmente no dia 21 de setembro, domingo.
Segundo a prefeita, a revitalização de áreas verdes não urbanizadas é uma iniciativa que tem por objetivo a conscientização ambiental e a importância de manter estes locais livres de descartes irregulares. “A adesão da comunidade nos locais que a prefeitura tem realizado este trabalho de arborização em áreas verdes é importantíssima para que a própria população fiscalize descarte irregular já que muitas vezes móveis são descartados durante a madrugada dificultando o trabalho de fiscalização permanente”, informou Dárcy Vera.
Outro fator destacado pelo secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, é a importância de contribuir para o aumento dos índices de áreas arborizadas no município. “Já começamos este trabalho em 2012 quando traçamos uma meta, a partir do estudo realizado pelo Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, especialista em áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Planejamento Urbano da USP. Em 2013 foram plantadas 11 mil mudas pela cidade, por meio do programa “Vamos Arborizar Ribeirão” e em 2014 o trabalho continua em que já foram plantadas 3 mil mudas”, ressaltou.
Revitalizar áreas verdes é outra ação que a Prefeitura tem executado em diversas áreas com diversos intuitos. No bairro Emir Garcia, por exemplo, além de contribuir para aumentar índice arbóreo do bairro, a ação também ajudou a evitar novas invasões destas áreas.
“Lembrando também que o programa Verde Cidade também disponibiliza a adoção de áreas revitalizadas por parte de qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas verdes públicas do município”, finalizou a prefeita.
Sobre o “Dia da Árvore” - De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a data é comemorada no Brasil desde 1965, após o Decreto Federal nº 55.795, que instituiu a Festa Anual das Árvores no dia 21 de setembro. A escolha do dia deve-se à proximidade da chegada da primavera, no dia 23 de setembro. As árvores são fundamentais para manter a vida no planeta: protegem o solo e as nascentes dos rios, abrigam e preservam animais, fornecem oxigênio puro e limpo, ajudam na manutenção de umidade e na temperatura do ambiente.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.