Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

6/6/2013 - Ribeirão Preto - SP

Prefeitura distribui mais de mil mudas de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Pitangueira, acerola, videiras, ipês, farão parte da composição arbórea da cidade. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu aos munícipes mais de mil mudas e alertou a população sobre a importância da conscientização ambiental.

A ação também envolveu a equipe do programa “Vamos Arborizar Ribeirão 2013”, que esteve à disposição para realização do cadastro para aderir ao plantio de árvores nas calçadas.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, a iniciativa atraiu muitas pessoas, “Esta iniciativa contribuiu também para que os munícipes conhecessem o trabalho de nossa equipe na arborização da cidade”, declarou.

Moradora do bairro Solar Boa Vista, a vendedora Daiana Avelino Cicoli Domingues aprovou a iniciativa. “Estou levando uma muda de acerola para plantar em minha casa. Já plantei duas árvores e pretendo contribuir com a arborização da cidade, principalmente com árvores frutíferas”, disse.

Cidelina Aparecida da Silva, que levou a muda de pitangueira, disse que em seu bairro, o Jardim Itaú, as pessoas pretendem aderir ao programa “Vamos Arborizar Ribeirão”. “Estou conhecendo o programa agora e vou fazer propaganda aos vizinhos”,falou.

Lançado em 2010, “Vamos Arborizar Ribeirão” já passou por duas etapas. A primeira, denominada de “Projeto APP”, que consiste na recuperação e proteção das matas ciliares, nascentes e leitos dos córregos, foram realizados 18.900 plantios de mudas. Já na segunda etapa, o “Projeto AVPs”, ou seja, revitalização de área verde pública, ocorreram 14.532 plantios.

A meta agora é a arborização das calçadas de áreas prioritárias, incentivando o plantio de mudas doadas pelo Horto Municipal.

“A primeira etapa consistiu em avaliar e arborizar as calçadas do Quadrilátero Central, por onde teve início o projeto de plantio. Com esta ação, aumentamos o índice de área verde, assim como medidas de controle fitossanitário”, explicou Daniel Gobbie, secretário do Meio Ambiente.

Em 2012, para apontar outras áreas que necessitam de aumentar o número de árvores, a Secretaria do Meio Ambiente buscou parceria com a USP. Há cerca de oito meses foi feito um monitoramento por sensoriamento remoto, ou seja, por satélite. Desta forma, se estabeleceu as áreas prioritárias para a arborização por meio de imagens de alta resolução para o município de Ribeirão Preto.

Lembrando que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas na década de 70, com intuito de marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado todos os anos no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e pede ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.