6/6/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Pitangueira, acerola, videiras, ipês, farão parte da composição arbórea da cidade. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu aos munícipes mais de mil mudas e alertou a população sobre a importância da conscientização ambiental.
A ação também envolveu a equipe do programa “Vamos Arborizar Ribeirão 2013”, que esteve à disposição para realização do cadastro para aderir ao plantio de árvores nas calçadas.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, a iniciativa atraiu muitas pessoas, “Esta iniciativa contribuiu também para que os munícipes conhecessem o trabalho de nossa equipe na arborização da cidade”, declarou.
Moradora do bairro Solar Boa Vista, a vendedora Daiana Avelino Cicoli Domingues aprovou a iniciativa. “Estou levando uma muda de acerola para plantar em minha casa. Já plantei duas árvores e pretendo contribuir com a arborização da cidade, principalmente com árvores frutíferas”, disse.
Cidelina Aparecida da Silva, que levou a muda de pitangueira, disse que em seu bairro, o Jardim Itaú, as pessoas pretendem aderir ao programa “Vamos Arborizar Ribeirão”. “Estou conhecendo o programa agora e vou fazer propaganda aos vizinhos”,falou.
Lançado em 2010, “Vamos Arborizar Ribeirão” já passou por duas etapas. A primeira, denominada de “Projeto APP”, que consiste na recuperação e proteção das matas ciliares, nascentes e leitos dos córregos, foram realizados 18.900 plantios de mudas. Já na segunda etapa, o “Projeto AVPs”, ou seja, revitalização de área verde pública, ocorreram 14.532 plantios.
A meta agora é a arborização das calçadas de áreas prioritárias, incentivando o plantio de mudas doadas pelo Horto Municipal.
“A primeira etapa consistiu em avaliar e arborizar as calçadas do Quadrilátero Central, por onde teve início o projeto de plantio. Com esta ação, aumentamos o índice de área verde, assim como medidas de controle fitossanitário”, explicou Daniel Gobbie, secretário do Meio Ambiente.
Em 2012, para apontar outras áreas que necessitam de aumentar o número de árvores, a Secretaria do Meio Ambiente buscou parceria com a USP. Há cerca de oito meses foi feito um monitoramento por sensoriamento remoto, ou seja, por satélite. Desta forma, se estabeleceu as áreas prioritárias para a arborização por meio de imagens de alta resolução para o município de Ribeirão Preto.
Lembrando que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas na década de 70, com intuito de marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado todos os anos no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e pede ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.