Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

7/4/2017 - Ribeirão Preto - SP

Prefeito entrega carta para Cápsula do Tempo que deverá ser aberta apenas em 2027




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ação faz parte das comemorações dos 90 anos da Etec José Martimiano da Silva

Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, a Cápsula do Tempo contendo mensagens de professores, alunos, funcionários da Etec José Martimiano da Silva e do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, será enterrada em frente à escola. A ideia é reabrir a cápsula do tempo apenas em 2027, 10 anos depois, quando a escola técnica comemorar seu centenário.

O evento acontecerá amanhã, sexta-feira, a partir das 10h, na rua Tamandaré, 520, Campos Elíseos.  

História - Inaugurada em 1927 com o nome de Escola Profissional de Artes e Ofícios, a Etec José Martimiano da Silva começou a ser construída em 1922. A instalação da escola fazia parte das comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil. Os primeiros cursos que a instituição ofereceu à população foram de Mecânica, Marcenaria, Fundição, Eletricidade, Desenho e Costura. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, a escola cooperou com a fabricação de artigos utilizados, entre eles, quepes, blusas, calças, ataduras e na elaboração alimentar aos voluntários.

Entre os anos de 1927 até o final da década de 70, eram constantes as feiras tecnológicas. A escola fazia uma exposição de produtos manufaturados, e, o que era vendido, era revertido em recursos para a própria unidade. Muitos pedidos de encomendas foram feitos pelos moradores da cidade que buscavam móveis de qualidade. O curso de Corte e Costura doava às creches pijamas confeccionados pelos alunos, além de chapéus e bordados que decoravam as lojas comerciais de Ribeirão Preto.

Em 1946, em homenagem ao seu idealizador, a Escola Industrial de Ribeirão Preto passou a ser chamada de José Martimiano da Silva.

Patrimônio Histórico - Construída pelo engenheiro Antônio Soares Romão, no período denominado “Belle Époque”, a Etec José Martimiano da Silva foi tombada provisoriamente como patrimônio Histórico pelo Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), em 2011.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.