13/1/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeiturade Ribeirão Preto
Entre as medidas adotadas está a criação do COF e redução de 20% nas despesas com combustíveis, água, energia elétrica e telefone
A prefeita Dárcy Vera adotou duras medidas para assegurar o equilíbrio financeiro do município e garantir o pagamento de fornecedores, funcionários e os serviços de atendimento à população. Entre as medidas adotadas está a criação do COF (Comitê de Orçamentário Financeiro), com o objetivo de acompanhar diariamente a execução do orçamento e o controle rigoroso das despesas. “Vamos conduzir as contas do município com mão de ferro”, garante a prefeita.
A partir de agora, com a criação do COF todas as despesas das secretarias terão de passar por análise do comitê, que vai avaliar a urgência dos gastos e se realmente são fundamentais para o andamento da máquina pública. Todos os gastos serão controlados. O presidente do COF é Marcus Vinicius Berzoti Ribeiro, que também acumula a coordenadoria de Metas. Além dele compõem o comitê o secretário da Administração, Marco Antonio dos Santos; da Secretaria de Governo, Osvaldo Ceoldo; da Infraestrutura, Isabel de Farias; e Dulcineia Godoy, da Secretaria da Fazenda. Na tarde desta segunda-feira, dia 12, já ocorreu a primeira reunião do COF.
No ano passado o município conseguiu uma economia da ordem de R$ 40 milhões, entretanto a queda nos repasses e a retenção de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, para pagamento da dívida da Cohab, chegou a cerca de R$ 60 milhões.
Responsabilidade dos Secretários – Outra medida importante tomada pela prefeita Dárcy Vera foi de que todos os secretários passarão a ser os ordenadores de despesa e são responsáveis pelas despesas de cada pasta. Somente poderão gastar o que está previsto no orçamento. O decreto também estabelece que os restos a pagar que ficaram de 2014 serão contingenciados para o pagamento no orçamento de 2015. Com isto os secretários terão que descontar os valores devidos.
O decreto também proíbe o pagamento de horas extras, exceto as de atendimento do Daerp e da Secretaria da Saúde. Restringe viagens e participações em congressos a questões estritamente necessárias. Também fica estabelecido ainda um corte de 20% nas contas de água, energia, telefone e combustíveis, como forma de restrição dos gastos. “As medidas que estamos adotando são em função do momento que o país atravessa e de que a maioria dos municípios teve reduzida suas receitas”, afirmou a prefeita Dárcy Vera.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.