20/8/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, se reuniu nesta quarta-feira, 20 de agosto, com representantes das grandes redes de móveis instaladas na cidade. O objetivo da reunião foi solicitar aos lojistas que se proponham a recolher, com autorização do cliente, os móveis usados depois que um novo for entregue na casa.
De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Coordenadoria de Limpeza Urbana, recolheu 1.345 sofás descartados irregularmente em vias e praças públicas. Além dos sofás, também são recolhidos diariamente todos os tipos de móveis ou parte deles, como colchões, armários, mesas, cadeiras, entre outros.
De acordo com a prefeita, Ribeirão Preto pode sair na frente com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. “Espero uma conscientização ambiental e a colaboração das empresas que vendem esses produtos a partir de agora, já que no ano que vem entrará em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que propõe que as empresas fiquem responsáveis por recolherem os produtos usados”.
O descarte irregular em vias e praças públicas pode render multa para quem for flagrado que varia de R$ 677,95 a R$ 11 mil.
“O descarte irregular desses objetos podem representar perigo à população. Os móveis podem ser incendiados facilmente, além de servirem de criadouros do mosquito transmissor da dengue ou de outros animais que representam risco à saúde pública”, disse a secretária de Infraestrutura, Isabel de Farias.
Participaram desta primeira reunião representantes das Casas Bahia, Magazine Luiza, InterLar, Sams Club, ACI, Sincovarp e Amec, que se comprometeram em estudar uma logística para o recolhimento dos produtos. A próxima reunião para tratar do assunto foi agendada para o dia 9 de setembro.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.