28/1/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, participou na manhã desta sexta-feira, dia 25, do I Encontro de Secretários Municipais de Saúde, promovido pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado de São Paulo), no auditório da ACI – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto-. Participaram deste encontro, representantes dos municípios pertencentes à 13ª RRAS (Rede Regional de Atenção à Saúde) – que engloba as cidades de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos.
Durante seu pronunciamento, Dárcy Vera falou das dificuldades que as prefeituras enfrentam com a falta de médicos no país para suprir as necessidades das unidades de saúde. “Hoje, no Brasil temos 1,8 médicos para cada mil habitantes. Na Argentina são 3, no Uruguai 3,6 e na Rússia 4,4. É preciso estimular a formação de profissionais de medicina”, afirmou ela.
Outro ponto de dificuldade para gerir o setor que ela apresentou foi a luta constante por recursos e a necessidade de ampliar o repasse do SUS (Sistema Único de Saúde) para os municípios. “Nossa demanda é grande e o serviço é caro. Em Ribeirão, por exemplo, o custo é de quase R$ 300,00 por habitante”, acrescentou.
Dárcy Vera justificou ainda que a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dada pelo Governo Federal a carros e eletrodomésticos resultou na diminuição do repasse aos municípios. A prefeita reforçou a importância dos municípios investirem em projetos bem elaboradores tecnicamente porque os demais municípios do país vão em Brasília atrás dos mesmos recursos. “E, sabemos que os recursos são liberados para os municípios que tiverem os melhores projetos. Por isso implantamos em Ribeirão Preto, as coordenadorias de Metas e Projetos”, ressaltou.
O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Stênio Miranda, recepcionou os secretários da região como membro da diretoria do Cosems. Ele disse que o SUS – Sistema Único de Saúde -completa 25 anos de existência, mas que é um prazo curto do ponto de vista histórico. “O SUS ainda tem grandes desafios a superar”, afirmou.
Como pontos positivos, ele citou a implantação do Programa de Saúde da Família, que leva assistência aos mais distantes pontos do país e que resultou na diminuição da mortalidade infantil. “Mas precisamos lutar com a ideologia anti-SUS, o corporativismo, a formação de profissionais qualificados e financiamento que é um tema de extrema gravidade que temos que nos confrontar no dia-a-dia”.
Ele ressaltou que o Cosems é uma entidade reconhecida pelos governos estadual e federal e que deve ser usado como um instrumento de reivindicação dos municípios.
Também participaram da mesa de autoridades, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, que até o ano passado era o secretário de Saúde daquele município e participava do Cosems; Sílvia Elizabete Fosti Stori, 2ª vice-presidente da entidade e secretária da saúde de Olímpia, e Sônia Mara Neves Ferri, de Jaboticabal.
Stênio Miranda conduziu a reunião falando sobre a história, as instâncias e os objetivos do Conselho, que reúne 600 dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Os secretários presentes também assinaram adesão à entidade e ao final da reunião elaboraram um documento com várias reivindicações atendendo solicitação da prefeita Dárcy Vera.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.