Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

5/1/2015 - Ribeirão Preto - SP

Prefeita assina decreto de tombamento do Quarteirão Paulista e do Palácio Rio Branco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Também foram tombados a Praça Coração de Maria e a antiga estação ferroviária do Barracão

A prefeita Dárcy Vera assinou os decretos tornando patrimônio municipal os imóveis do Quarteirão Paulista (Theatro Pedro II, Edifício Palace e Meira Júnior) o Palácio Rio Branco, a praça Coração de Maria, na Vila Tibério, e a antiga estação ferroviária do Barracão, no Ipiranga.

Todos os imóveis foram tombados em processos realizados pelo Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), e passam a integrar o patrimônio histórico e cultural do município. Dois dos bens já tinham sido tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), o “Quarteirão Paulista” (tombado em 1982 e 1993) e a antiga estação ferroviária do Barracão (tombada em 1982).

Patrimônio histórico – O “Quarteirão Paulista”, formado pelo Theatro Pedro II, o Centro Cultural Palace e o edifício Meira Júnior foram construídos na década de 30 pela Companhia Cervejaria Paulista, que mais tarde foi incorporada pela Companhia Antarctica já havia sido tombado pelo Condephaat em duas etapas. O primeiro prédio a ser tombado foi o teatro em 1982, dois anos após ter sido parcialmente destruído por um incêndio. Os outros dois imóveis foram tombados, junto com a Praça XV, pelo órgão estadual em 1993. Os imóveis marcam o auge do café em Ribeirão Preto. Agora os imóveis passam a fazer parte do patrimônio cultural do município.

No caso do Theatro Pedro II, antes mesmo do tombamento, em 1973 uma lei da Câmara Municipal criou medidas de proteção especial.

O “Quarteirão Paulista” foi tombado junto com a Praça XV pelo Condephaat em 1993.

A praça Coração de Maria, na Vila Tibério, foi construída no final do século XIX e é um ponto de referência do bairro. Já a antiga estação do Barracão no Ipiranga, que também já possui tombamento do Condephaat, é um marco da antiga estrada de ferro Mogiana na cidade. Também foi construída no final do século XIX.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.