Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

16/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

Pedágio Educativo e caminhada marcam Outubro Rosa na UBS de Bonfim Paulista




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Coordenado pelas agentes comunitárias de saúde, evento teve por objetivo realizar busca ativa de mulheres que não fazem a mamografia

Nove agentes comunitárias de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) Mamoro Kobayashi, localizada no distrito de Bonfim Paulista, coordenaram na última quarta-feira, dia 15, as atividades preventivas sobre o câncer de mama e de colo de útero, que marcam o Outubro Rosa. Elas ainda produziram um grande laço que foi colocado na frente da unidade, uma faixa de alerta e cartazes informativos. “Elas fizeram um trabalho maravilhoso, que mobilizou a comunidade”, afirmou Fátima Heck, membro da equipe do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde.

Logo no início da manhã, elas estiveram no Centro de Qualificação Profissional e se uniram com as senhoras que praticam atividades físicas no local e fizeram uma passeata ao redor da Praça Central.

Depois fizeram uma panfletagem com material educativo no semáforo da Praça, alertando sobre a necessidade das mulheres realizarem a mamografia, principalmente aquelas que estão entre 50 e 69 anos e que não fazem a mamografia há mais de dois anos.

A mesma planfletagem educativa acontece no período da tarde, em frente à Creche Thomaz Urbinatti. A atividade contou com a parceria de estudantes da Unaerp.

Outubro Rosa - É um movimento popular conhecido internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Mas, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.