11/12/2012 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Nessa quarta-feira, dia 12, às 15h no Centro Cultural Palace, a Rede de Cooperação de Identidades Culturais, da Secretaria Municipal da Cultura, realiza o “Patrimônio em Debate”, Na mesma ocasião será lançado um livro sobre Bonfim Paulista e o Relatório de Pesquisa executada pela Rede sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais.
De acordo com a Secretária Municipal da Cultura, Adriana Silva, o Inventário de Referências Culturais, não é simplesmente um instrumento de peso cultural. “Ele é uma ferramenta de gestão que não pode ser ignorada se o objetivo é propor o fortalecimento das relações entre o cidadão e sua cidade”, afirmou.
O Inventário está sendo realizado pela Secretaria da Cultura a partir de convênio com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em parceria com instituições de ensino superior e entidades organizadas.
O livro sobre Bonfim Paulista, denominado “De Viaduto a Bonfim Paulista: memória, arquitetura e identidade”, faz parte da Coleção Identidade Culturais, com apoio do SEB(Sistema Educacional Brasileiro/COC) e que já viabilizou a edição dos 12 volumes, que tratou de temas como “Carnaval Festa do Povo”, “Quarteirão Paulista”, “Companhias de Reis de Ribeirão Preto”, entre outros.
Rede de Cooperação Identidades Culturais - é a integração entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada com o objetivo de viabilizar a realização de uma pesquisa/inventário sobre as referências culturais de Ribeirão Preto. Compõem a Rede, representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal da Cultura, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Centro Universitário Barão de Mauá, FEA-USP, Iphan, Coderp, Sindicatos dos Arquitetos do Estado de São Paulo, UNISEB/COC, Curso de Música da USP.
Segundo Lílian Rodrigues Oliveira Rosa, Chefe de Divisão de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura, participam do evento os pesquisadores da Rede e “alguns representantes de modos de fazer e ofícios tradicionais" que foram identificados em Ribeirão Preto durante o projeto de pesquisa, entre eles, o sorvete do Geraldo, o café de coador e a paçoca de pilão do Macalé”.
O Centro Cultural Palace fica na Rua Duque de Caxias, 322, centro.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.