Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/6/2015 - Ribeirão Preto - SP

País precisa modernizar as relações sociais, diz Maria Rita Khel




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A psicanalista, jornalista, ensaísta, poetisa, cronista e crítica literária Maria Rita Kehl abordou os resultados da Comissão Nacional da Verdade em seu Salão de Ideias durante a 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, neste sábado, dia 20. Ela contou ao público como foi o desenvolvimento do trabalho para a produção do relatório entregue à presidente Dilma Roussef em dezembro de 2014.

Dentro do trabalho realizado para apurar as violações aos Direitos Humanos ocorridas no período da ditadura militar, Maria Rita Kehl se dedicou a ouvir indígenas e camponeses sobre a ocupação de terras no país. “O modo como se deu a ocupação de terras no Brasil mostra que a ditadura foi civil e militar. Os militares estavam a serviço de um grupo civil. A aliança dos governos pré 64 com o latifúndio era muito sólida, se estende após a ditadura e existe até hoje”, disse.

De acordo com ela, a concentração de terras na mão de poucos determinou as estruturas de poder. “Os governos militares investiram na modernização material do país, modernizaram a ocupação de campo. Mas o que precisa ser modernizado é a justiça social. Nosso atraso está nas relações sociais e no trabalho”, afirmou.

Maria Rita Kehl respondeu ainda a perguntas do público que, além da ditadura, abordou também a depressão e o feminismo no Brasil. Ao final, a vencedora do prêmio Jabuti de Literatura sorteou três exemplares do relatório da CNV para o público.

A programação completa, com todos os horários das atividades da 15ª Feira Nacional do Livro, está no hotsite www.feiradolivrorp.com.br e também no aplicativo disponível para as plataformas IOS e Android.

Quem quiser folhear virtualmente a revista da programação tem essa opção no sitehttp://issuu.com/fundacaofeiradolivro.

A 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem patrocínio do BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Gás Brasiliano, Arteris, Petrobras e Savegnago.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.