4/6/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Em solenidade realizada na noite de terça-feira, dia 4, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 12ª Subseção de Ribeirão Preto instalou e empossou os membros da Comissão da Verdade, na Casa da Advocacia. "Esse evento para nós é considerado histórico", afirmou o presidente da OAB, Domingos Assad Stocco. "As últimas duas semanas em que trabalhamos nessa comissão foram de intensa emoção", completou.
A prefeita Dárcy Vera fez questão de participar da solenidade, que contou com a presença de advogados, juízes e pessoas que sofreram repressão do regime militar, entre eles a enfermeira da Secretaria da Saúde, Aurea Moretti. "Quero parabenizar a diretoria da OAB pela iniciativa. Ribeirão Preto é vanguarda em vários setores e será neste também. Somos a primeira cidade do interior do Estado a instalar uma Comissão da Verdade", disse ela.
A Comissão terá como finalidade o resgate da história dos advogados e advogadas da região que lutaram em defesa dos presos políticos, das liberdades democráticas e das prerrogativas profissionais, durante o período do Regime Militar, de 1964 até 1985, além de resgatar esses fatos com documentos, depoimentos e pesquisa.
A comissão será presidida pelo advogado Feres Sabino, terá como secretário o jornalista e advogado Rubens Zaidan e os membros serão o jornalista Saulo Gomes e os advogados Anderson Romão Polverel e Eduardo Silveira Martins. Após a instalação da Comissão, o ex-vereador Leopoldo Paulino entregou vários documentos do arquivo nacional, que utilizou para uma pesquisa histórica, mas que segundo ele, menciona muitas pessoas de Ribeirão Preto.
Em Ribeirão Preto o advogado falecido Vanderley Caixe foi um exemplo dos excessos da ditadura. Ele foi preso em 1969 e permaneceu na prisão até 1974. Além dele, muitos outros advogados da cidade foram perseguidos durante a ditadura, como Said Issa Halah e Sérgio Roxo.
A enfermeira Aurea Moretti, da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, esteve presente e disse que essa Comissão "era o que faltava em nossa cidade para resgatar toda a história da luta, que inclui o pessoal do campo e vários religiosos".
Integraram à mesa da solenidade, o juiz diretor do Fórum, Silvio Ribeiro de Souza Neto; vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB São Paulo, Belizário dos Santos Junior; presidente da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto, Sérgio Oliveira Dias; e os diretores da 12ª Subseção da OAB, Fábio Carvalho, Glauco Polachini, Renata de Carlos Pereira e Valdez Costa.
Também acompanharam os trabalhos, a secretária da Casa Civil em exercício, Zueli Librandi, o ex-deputado federal João Cunha, o ex-vereador Leopoldo Paulino e o ex-presidente da OAB Said Issa Halah.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.