7/6/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Tendo como cerimonialista a atriz Debora Duboc, a 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira, dia 6. Este ano o grande diferencial da feira é a utilização do Parque Maurílio Biagi, que será palco dos shows.
Presentes à solenidade, deputados estaduais, federais e demais autoridades, diretores da Fundação Feira do Livro e a presidente da Fundação Feira do Livro Isabel de Farias, que ao abrir a feira agradeceu aos presentes ressaltando que a feira acontece porque é construída a várias mãos. “Temos a crença que só a educação e a cultura poderão resolver os problemas do nosso país”,salientou.
Uma performance de apresentação foi uma das atrações da abertura da feira. A patronesse, Elmara Bonini, o autor da terra, Nelson Jacintho, o autor infantojuvenil Pedro Bandeira, o escritor Monteiro Lobato e o autor da Educação, Florestan Fernandes, foram homenageados.O país homenageado foi a Alemanha.
O vice-prefeito Marinho Sampaio (na oportunidade representando a prefeita Dárcy Vera), disse que considera a feira o maior evento cultural da cidade. “Abrir a Feira Nacional do Livro é muito gostoso, como é gostoso saber que nossa cidade é a capital do chopp, do café , da cultura, da educação e de vários grandes eventos ,como a Agrishow, a Stock Car e também ressaltar que está é a maior feira do país, porque é muito importante, porque traz conhecimento, cultura, abre a cabeça do ser humano. Uma boa feira para todos vocês”, finalizou o vice-prefeito.
Na sequência uma Aula-Espetáculo Chamada ao Piano, de Ariano Suassuna, foi apresentada para dar o início a 2ª maior feira nesse formato do país. Criado por Suassuna, o espetáculo reúne música e dança, fazendo uma homenagem aos grandes compositores pernambucanos do final do século 19 e primeira metade do século 20, como Capiba e os Irmãos Valença, entre outros. Na peça, os bailarinos do Grupo Arraial dançam coreografias inspiradas nas músicas para piano escolhidas por Ariano. O cenário é do artista plástico Dantas Suassuna e as coreografias são da bailarina Maria Paula Costa Rego. As composições foram gravadas por três dos mais importantes nomes do piano em Pernambuco: Elyanna Caldas, Josefina Aguiar e Marco Caneca, nos CDs Simplesmente Capiba, O piano de Josefina Aguiar, e O piano em Pernambuco.
A 13ª Feira do Livro, que vai até o dia 16 de junho, terá 652 atividades gratuitas, que estão divididas em três lugares: no Parque Maurílio Biagi, nos Estúdios Kaiser de Cinema e na praça XV de Novembro. Este ano, a Feira do Livro também terá atividades em outros espaços como ACIRP, Biblioteca Padre Euclides, Cine Clube Cauim, Cinépolis e FAAP.
Shows – Uma das novidades será a realização dos shows musicais no Parque Maurílio Biagi, que terão início nesta sexta-feira, dia 7, com o show da cantora Baby do Brasil. Os interessados poderão retirar seus ingressos para assistirem aos espetáculos em dois pontos: no próprio parque ou no Theatro Pedro II, das 8 às 17h. Os ingressos serão trocados por livros infantis: cada livro dá direito a um ingresso e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por show, mediante a doação de dois livros infantis.
Toda a programação da 13ª Feira do Livro de Ribeirão está disponível no site –www.feiradolivroribeirao.com.br – da Feira do Livro. Também é possível acessá-la através de um aplicativo para celulares smartphone com plataforma IOS (iPhone) e Android, desenvolvido pela Heurys de Tecnologia, de Ribeirão Preto. O aplicativo estará disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play. Todos os locais de atividades da Feira terão wi-fi grátis. O Portal da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – também oferece acesso ao site da Feira do Livro.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.