13/1/2016 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Uma campanha da EPTV, em parceria com os municípios, visa um grande mutirão de limpeza em 66 cidades
Um grande mutirão regional de limpeza deverá ser realizado no dia 30 de janeiro em 66 cidades da região com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya. A ação envolve a Prefeitura de Ribeirão Preto e os municípios ligados às Diretorias Regionais de Saúde, Sucen e Consórcio Intermunicipal de Saúde, em conjunto com a EPTV.
Nesta terça-feira, 12, uma reunião aconteceu na sede da emissora com representantes dos municípios envolvidos. Todas as ações realizadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti serão divulgadas pelas quatro sedes da EPTV, Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos e Varginha.
O diretor da EPTV, André Coutinho Nogueira, entende que o combate à dengue não é um desafio apenas dos gestores e prefeituras, mas também da imprensa e de toda a sociedade. “Devemos conversar e desenvolver ações em conjunto para erradicarmos o mosquito. Vamos divulgar as ações das cidades no combate e pedir que todos participem”.
De Ribeirão Preto participaram representantes de todos os setores da saúde, incluindo o secretário municipal, Stenio Miranda. “Essa mobilização da sociedade é fundamental, porque sozinho ninguém conseguirá derrubar o mosquito”, afirmou.
Ribeirão Preto já vem tomando providências para o combate ao mosquito, como por exemplo, contratação de agentes de Combate a Endemias; contratação emergencial e temporária de médicos, enfermeiras e técnicos; disponibilizar a UBDS Castelo Branco para atender casos de dengue e zika-virus e chikunguya; publicação de Decreto para que três servidores em cada prédio público seja responsável para cuidar do local e evitar criadouros do mosquito da dengue; mobilização dos setores organizados da sociedade civil; solicitação de autorização ao Poder Judiciário para garantir acesso a imóveis fechados ou em que há recusa para em entrada dos Agentes de Combate a Endemias; convidar síndicos, condomínios e clubes a participar deste movimento.
“Se não conseguirmos tirar o lixo das ruas, entrar nas casas das pessoas e principalmente nas cabeças das pessoas, não conseguiremos vencer o mosquito. Precisamos da participação geral da comunidade. Precisamos reagir e criar ações conjuntas para vencermos esse mosquito”, disse a prefeita Dárcy Vera.
Durante a reunião foi criado um Comitê de Combate à Dengue com representantes de todas as 66 secretarias municipais, das DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, Sucen, Defesa Civil, Consórcios Coman – Conselho Municipal da Alta Mogiana e AVH e EPTV. O Comitê já tem uma reunião agendada para a próxima sexta-feira, às 9h.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.