17/6/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Presença recorrente e parte da história dos 15 anos de Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o escritor Pedro Bandeira levantou o público do Theatro Pedro II ao abrir seu Salão de Ideias na manhã desta terça-feira, dia 16, com uma música de bom dia. Crianças, jovens e adultos ouviram atentos a história sobre o nascimento de “Os Karas”, série literária de maior sucesso do autor.
“Os Karas são como se fossem meus filhos. Estes personagens são porta-vozes de coisas que eu achava importante discutir com meu leitor como a censura, a saúde, a natureza, o preconceito, a política entre outros assuntos. Se eu fizesse um discurso sobre isso, seria muito chato, então resolvi escrever livros”, conta o autor.
Aos educadores presentes, Pedro Bandeira respondeu perguntas sobre a função da literatura na formação de crianças e jovens. “Sou especialista em psicologia do desenvolvimento, então quando escrevo penso em como posso ajudar o professor e me coloco no lugar do meu público, entender sua psicologia, sua forma de pensar, entrar em seu mundo e atingi-lo. Mas meu principal objetivo não é ensinar e sim emocionar. Minha maior alegria é quando toco o sentimento dos leitores”, afirma.
Depois de responder perguntas que foram desde a polêmica das biografias não autorizadas até qual o verdadeiro significado da felicidade, Pedro Bandeira terminou o Salão de Ideias com uma narrativa em verso e envolveu o público com um coro final.
Pedro Bandeira é o autor infanto-juvenil mais vendido no Brasil, com mais de 80 livros publicados. “Venho aqui todos os anos desde que a feira começou a ser realizada. Ela já é uma tradição de destaque nacional. Ao público, convido para que sempre prestigie. Vocês dão o sustento ao evento. Aos organizadores, mantenham essa feira de pé, trazendo gente de todos os lados para falar com o leitor. Isso é precioso”, conclui.
Saiba mais sobre a 15ª edição da Feira – A Feira do Livro vai até domingo, 21 de junho, tendo como palcos principais o Theatro Pedro II, o Centro Cultural Palace e a Praça XV de Novembro, no coração de Ribeirão. Nesses dias, os moradores de Ribeirão Preto e região têm encontro marcado com os melhores escritores do país.
No ano de sua 15ª edição, a Feira Nacional do Livro homenageia o Brasil, o escritor Mário de Andrade, o autor-Educação Rubem Alves, o autor local Divo Marino e a escritora infanto-juvenil Ruth Rocha. O patrono é o empresário Chalim Savegnago.
A programação completa, com todos os horários das atividades da 15ª Feira Nacional do Livro, está no hotsitewww.feiradolivrorp.com.br e também no aplicativo disponível para as plataformas IOS e Android.
Quem quiser folhear virtualmente a revista da programação tem essa opção no sitehttp://issuu.com/fundacaofeiradolivro.
A 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem patrocínio do BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Gás Brasiliano, Arteris, Petrobras e Savegnago.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.