18/3/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Ipê Roxo, Resedá e Cássia vão compor o cenário do quarteirão do Mercado Municipal de Ribeirão Preto. A iniciativa do plantio das mudas nas ruas São Sebastião e José Bonifácio faz parte da 2ª etapa de arborização do Quadrilátero Central, em que calçadas são recortadas e mudas de árvores plantadas.
Com a presença da secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, engenheiros ambientais e comerciantes da área central, plantaram a primeira muda na tarde desta sexta-feira, 15 de março. “Precisamos da colaboração da população para preservar as mudas, como ter cuidado ao estacionar carro ou moto”, informou Silvestre.
Para o gerente administrativo da Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Ribeirão Preto, Eduardo Vital, a ação é positiva. “Esta área necessita de arborização e este programa é exatamente o que nós, comerciantes e população, precisamos. Além de ficar mais bonito, as árvores vão proporcionar sombra ao local”, disse.
O comerciante Davi Massaro parabenizou a iniciativa dos profissionais envolvidos no projeto. “Já havíamos discutido a possibilidade de plantar árvores ao redor do Mercadão, porém faltava tempo para iniciativa”, disse.
Proporcionar maior umidade e amenizar o calor foi o destaque da ação para a presidente da Associação do Mercadão, Maria Helena Pischiotini. “O centro da cidade e esta área é um local em que muitas pessoas trabalham, passeiam, realizam compras e amenizar o calor que faz nesta região é benéfico a todos”, avaliou.
Em 2012 especialistas ambientais, a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizaram a avaliação da arborização de ruas do Quadrilátero Central por meio do trabalho de campo, para quantificar e qualificar os exemplares existentes nas calçadas.
O diagnóstico revelou a necessidade do aumento no índice de área verde, reafirmado posteriormente no projeto de “Estabelecimento de Áreas Prioritárias para a Arborização”, por meio de imagens em alta resolução, apresentadas pelo especialista do Departamento de Ciências Florestais da USP, Demóstenes Ferreira da Silva Filho.
Com este diagnóstico, a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre elaborou o programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013”. “A partir desse projeto aumentaremos o índice de área verde, assim como medidas de controle fitossanitário”, explicou Silvestre.
A 1ª etapa, realizada no Quadrilátero Central no início do ano, consistiu no levantamento de dados necessários para a execução de plantio de árvores por meio de pesquisas junto aos moradores da área central, e agora está sendo executado o plantio das árvores escolhidas nos locais definidos pela população local.
O estudo revelou que o centro da cidade possui 8.133 residências e uma população de 19.083 habitantes. Do total de imóveis, 450 moradores aceitaram plantar uma árvore na calçada. Segundo a Secretaria, a árvore preferida pelos moradores foi a Quaresmeira, árvore de aproximadamente 10m de altura e que apresenta uma floração intensa.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.