6/11/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Uma média de três animais silvestres, vítimas de maus tratos, atropelados, queimados ou apreendidos por meio de tráfego ilegal são encaminhados por dia ao Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto.
Encaminhados pela Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, IBAMA, Polícia Civil, Polícia Militar e munícipes, estes animais geralmente são encontrados em áreas urbanas e, principalmente rurais, por estarem localizadas próximo às estradas.
De acordo com o chefe do Bosque/Zoo, Alexandre Gouvêa, a primeira providência é levar o animal para o setor de Biologia para que a espécie seja identificada. “Depois encaminhamos para o Setor de Medicina Veterinária, onde é examinado para receber o tratamento adequado”, explica. “Com esforço de toda a equipe, dedicação e cuidado, em sua grande maioria os animais são recuperados e, dependendo do caso, podem ser encaminhados para soltura, criadouros ou até mesmo passar a compor o plantel do Zoo. De certa forma estes animais acabam sendo muito úteis, para a conscientização de crianças que visitam o Bosque/Zoo durante as visitas monitoradas do Programa Integrado de Educação Ambiental”, completa.
Segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, entre os animais encontrados na zona urbana estão os tucanos, gaviões, urubus, saguis, tartarugas e cágados atropelados. “Chega um grande volume de aves pequenas que sofrem choque elétrico, principalmente jandaias e corujas que precisam amputar os pés ou asas, devido o cerol das linhas de pipas que atingem estas aves”, diz Gouvêa.
Os animais encontrados na zona rural, em sua grande maioria, chegam no Bosque/Zoo com graves queimaduras provocadas criminosamente em canaviais.
O Bosque/Zoo Fábio Barreto está localizado na rua Liberdade, s/n, nos Campos Elíseos. Permanece aberto para visitação de quarta a domingo das 9h às 17h.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.