9/10/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O dramaturgo Franco Taviani, um dos cineastas mais badalados da sétima arte estará em Ribeirão Preto e na região nos dias 24 e 25 deste mês para uma série de eventos de cinema e de pesquisa. A vinda dele envolve diversos parceiros da cultura e educação, como o Instituto do Livro, a Universidade de São Paulo (USP), Cineclube Cauim, as Prefeituras de Ribeirão Preto e de Mococa, o Comitê Proler, Museu da Imagem e do Som (MIS) e as secretarias municipais do Turismo e Cultura.
Na programação, que será aberta, gratuita, e com vagas limitadas, exibição de filmes, documentários, workshop e apresentação de pesquisa que Taviani vem realizando sobre migração italiana. O cineasta, que já produziu mais de cem documentários, participará de atividades como no Café Filosófico, seminários e filmes, que serão exibidos no auditório do Centro Cultural Palace e Cineclube Cauim, ambos localizados no centro da cidade.
“Esse projeto faz parte do projeto Cinema e Leitura, que desenvolvemos em parceria com o Cauim. É uma oportunidade para discutir cultura e cinema com um grande nome das artes do mundo”, destaca Edwaldo Arantes, presidente do Institudo do Livro da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Taviani- De renome internacional colaborou com os irmãos Paolo e Vittorio (como diretor-assistente e editor). Realizou a sua estreia em meados na década de 60, como diretor de teatro, executando na Itália, por várias temporadas, Sartre, Pirandello, Brecht. Em 1970 dirigiu o filme para TV, selecionado para o Festival de Pesaro. Em 1980 para o cinema, escreveu, dirigiu e produziu o filme Masoch, que passou a fazer parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza e em Nova York.
Em cinemas italianos foi vencedor do Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos 2008-Buenos Aires, Argentina. Em 2010, ele escreveu e dirigiu "Italianos no trabalho!.Escreveu e dirigiu o filme "Estranhos", convidados para o italiano Festival Internacional de Cinema de São Paulo de novembro próximo. Como documentarista tem a seu crédito, pelo menos cem títulos como documentarista nos campos: social e fundo de arte, venceu, entre inúmeros outros prêmios, um Nastro d'Argento, um d'Oro Osella em Veneza. Entre os inúmeros prêmios no setor também estão um "Leão de Prata" em Cannes e um "Carrossel de Ouro" em Roma. Ensina e ensinou (graduação curso cineasta barragens) no ato Multimedia de Cinecittà e no Europeu IED Design Institute da Universidade de Barbados a Weat Indies (UWI) e a Accademia degli Artisti di Roma (em exercício) e Bracco escola de Roma (em exercício).
Escritor de roteiros para cinema (premio Solinas 2003) e para a televisão, fez sua estreia na ficção com "o tesouro", Marsilio (2006) e lançado em seu segundo romance: "portas secretas".
Serviço:
24/10: 14h30 – Palestra – no Centro Cultural Palace
18h30 – Projeção de filmes – no Cineclube Cauim
25/10: 14h30 – Palestra – no Centro Cultural
18h30 – Projeção de filmes – no Cineclube Cauim
Vagas limitadas
(Programação ainda está sendo definida pelos organizadores)
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.