5/8/2014 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde solicita regulamentação de equipamentos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto encaminha para a Câmara Municipal nesta semana, Projeto de Lei que regulamenta alguns equipamentos da Secretaria da Saúde. “São unidades de saúde que já estão em funcionamento, mas que ainda não foram completamente formalizadas”, afirma o secretário da Saúde, Stênio Miranda.

As unidades são: Centro de Referência em Especialidades, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil e III, além do serviço de Pronto Atendimento do Sumarezinho (também conhecida por UBDS Cuiabá).

O Centro de Referência em Especialidades, localizado na rua Prudente de Morais, 35, foi inaugurado em junho de 2011 e oferece serviços a pacientes portadores de HIV/Aids, Hepatites Virais, tuberculose, hanseníase, endoscopia digestiva, urologia, farmácia, vacina além do Centro de Testagem e Aconselhamento que faz testes rápidos de HIV e Sífilis. “Nossa unidade realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês”, informa a gerente Aracele da Silva Nascimento Ferraz.

O Caps Infantil foi inaugurado em julho de 2012 e oferece atendimento a crianças e adolescentes em psicologia, terapia ocupacional, assistente social, enfermagem, pediatria e psicologia.

Já o CAPS III, localizado na rua Pará, oferece os mesmos serviços mencionados acima, só que para adultos.

Já a UBDS Cuiabá foi desvinculada da USP (Universidade de São Paulo) no final de 2012. A Unidade de pronto atendimento oferece serviços em clínica-geral, pediatria, raio-x, vacinas e farmácia para urgências. “Nós atendemos em média cerca de 500 pessoas por dia. Nosso atendimento é ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana”, informa a gerente Leila Aparecida de Castro.

Novas unidades – Aproveitando o projeto de regulamentação, a Administração municipal também está incluindo a regularização da USF Paulo Gomes Romeo, que está em fase de inauguração, e a UPA Norte que receberá o nome do líder africano Nelson Mandela.