24/3/2016 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto é destaque na vigilância das ações de controle de Tuberculose

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Neste dia 23 de março, data definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como Dia Mundial de Combate à Tuberculose, as ações desenvolvidas pelo município de Ribeirão Preto no combate à doença foram destaques para a Secretaria Estadual de Saúde e receberá. Por isso o município receberá, nesta quinta-feira, dia 24. um prêmio do Programa Estadual de Tuberculose. O secretário da Saúde, Stenio Miranda, estará em São Paulo para receber o prêmio.

 Segundo ele, a tuberculose ainda é um problema de saúde pública no Brasil e em Ribeirão Preto. “Nosso município tem um serviço de tratamento que é referência para outras cidades, pois apresenta resultados de cura acima da média. O prêmio é um reconhecimento por este padrão de excelência”, afirmou.

A tuberculose é uma doença infecciosa muito antiga e que atinge principalmente os pulmões. Atualmente é uma doença curável, desde que o doente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem perto de 3 milhões de pessoas por ano no mundo.

O sinal mais freqüente é a tosse, mas o doente pode apresentar febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Outro fator importante é que a tuberculose é uma doença oportunista, e se manifesta principalmente quando o organismo da pessoa está mais debilitado.

Para marcar a data, o Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais promoveu neste mês de março, três seminários com participação de 150 profissionais da saúde, da assistência social e representantes de ONG, com vistas sensibilização para o combate da doença.

Também está acontecendo em todas as unidades de saúde e do sistema prisional, um estímulo à busca ativa dos pacientes sintomáticos, de forma a diagnosticarmos precocemente e evitarmos a proliferação do bacilo.