12/3/2014 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto discute Gestão de Serviço Único de Assistência Social

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Seminário no anfiteatro do Senac foi conduzido por Marlene Merisse, da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais - CEDEPE - PUC-SP 

Na manhã desta terça-feira, 11/03, ocorreu no Anfiteatro do Senac – Serviço Nacional do Comércio – Unidade Ribeirão Preto – o Seminário Gestão do Suas (Serviço Único de Assistência Social) no território e as seguranças socioassistenciais.

Um dos temas principais do encontro, conduzido pela assistente social Marlene Merisse, da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe) PUC-SP focou principalmente a seguridade social, que trata da responsabilidade do Estado em oferecer segurança social a todos os cidadãos.

Também foi tema de discussão o orçamento da Assistência Social nas esferas federal, estadual e municipal e o co-financiamento dos serviços. “A Assistência Social necessita de recursos para implantar e manter seus serviços”, ressaltou Merisse, que complementou que não se faz politica pública sem recursos.

Outra citação da palestrante atentou para o direito adquirido do cidadão para utilização do SUAS, independente de sua condição social, econômica e financeira. “Importante ressaltar que os benefícios do SUAS provém de direito adquirido do cidadão,   não caracterizando o serviço como troca de favor”, reforçou.

Participaram do seminário profissionais ligadas à área de Assistência Social do município de Ribeirão Preto e região, e órgãos ligados ao Estado.

A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, esteve presente no evento juntamente com as coordenadoras de Cras do município, Nilva Taverna, Joana Dalva Semprini; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliane Vecchi, e demais representantes do setor social da Semas.