10/2/2015 - Ribeirão Preto - SP

Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis é objetivo dos profissionais de saúde

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Durante o período das festas de momo, o Programa Municipal DST (Doenças Sexualmente Transmissíves)/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde, irá realizar atividades de prevenção em diferentes pontos estratégicos. A primeira dessas atividade ocorreu  no último domingo, dia 8, durante o desfile do tradicional bloco “Os Alegrões”. “Nossa equipe distribuiu material educativo, além de preservativos masculino e feminino”, avisa a coordenadora do programa Lis Aparecida de Souza Neves.

Para a próxima quarta-feira, dia 11, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itinerante, com apoio do Dr. Móvel, estará em frente à quadra da Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos oferecendo teste rápido de HIV, material de divulgação e distribuição de preservativos, das 17h às 21h. A mesma ação será realizada em um evento de rua para a comunidade LGBT, que acontece no Morro do São Bento, dia 17, a partir das 13h30.

Na sexta-feira, dia 13, das 14h às 17h, atividades serão realizadas na rodoviária de Ribeirão Preto. “Todo ano fazemos conscientização neste local que é porta de entrada e saída de turistas que vêm ou vão curtir o carnaval”, diz a enfermeira.

Também estão previstas visitas aos barracões das demais escolas para distribuição de material informativo e dispensação de preservativos. “Materiais de divulgação e orientação serão colocados em ônibus urbanos, terminais, empresas, universidades”, acrescentou ela.

Os trabalhos serão realizados pelos profissionais da Secretaria da Saúde e em parceria com ONGs, universidades e empresas.

A campanha de Carnaval 2015 proposta pelo Ministério da Saúde tem como objetivo principal dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e a importância do teste e o tratamento como prevenção, principalmente aos jovens.