13/2/2015 - Ribeirão Preto - SP

Prefeita destaca o trabalho da artista plástica Tomie Ohtake

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita Dárcy Vera ressaltou a importância da artista plástica Tomie Ohtake, que morreu em São Paulo nesta quinta-feira, dia 12, aos 101 anos de idade. “Sua marca está também em Ribeirão Preto. Afinal foi ela a responsável pelo desenho da cúpula e do lustre de cristal “Gota D’água”, do Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do País”, destacou Dárcy Vera. 

Japonesa que se tornou brasileira com o tempo, ela foi uma das figuras mais importantes das artes plásticas no Brasil. Começou a pintar tarde, aos 39 anos, e ficou conhecida do grande público com as grandes esculturas que mudaram a paisagem urbana de São Paulo. Fez mais de 50 exposições individuais e participou de mais de 80 coletivas. Teve uma carreira produtiva, reconhecida e longa.

Cúpula – O projeto da cúpula do Theatro Pedro II foi assinado por Tomie Ohtake. Para cobri-la foram feitas duas cúpulas de gesso estrutural, uma delas recortada. Entre elas foram afixadas lâmpadas especiais, que fazem varar luz por entre os recortes, criando um efeito escultural. O lustre de cristal de 1.400 quilos, com 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura completa a obra.