23/1/2014 - Ribeirão Preto - SP

Equipes do Daerp concentram atividades no Jardim Progresso para sanar vazamentos de água

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com base em levantamento do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), o Daerp – Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto - mantém equipes em bairros da cidade para a detecção de vazamentos e adoção imediata de providências, especialmente nas regiões consideradas mais críticas. Desde a semana passada, por exemplo, equipes atuam no Jardim Progresso e Parque Ribeirão, na região Oeste da cidade, onde já foram sanados aproximadamente 50 vazamentos, incluindo a substituição de derivações (ponto de ligação da rede de água da rua para a residência). Em alguns casos há necessidade da substituição também do hidrômetro e de parte da tubulação, que é então trocada por tubos de polietileno, seguindo-se as normas da ABNT/NBR, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“Esse trabalho tem a tarefa de diminuir o índice de desperdício de água, que contribui para o desabastecimento, sobretudo no verão, quando o consumo aumenta significativamente”, explica o prefeito em exercício, Marinho Sampaio.

As equipes do Daerp já passaram pelo Planalto Verde e Jardim Paiva e agora centralizam as atividades no Jardim Progresso e também no Parque Ribeirão. No caso do Jardim Progresso, o Daerp vai fazer um levantamento tendo em vista regularizar as ligações de água e esgoto, estimadas em aproximadamente 2.200. O objetivo é combater as ligações clandestinas, principalmente porque o bairro está em processo de regularização como parte do programa “Cidade Legal”.

Jardim Progresso – Ocupado por migrantes vindos principalmente do nordeste do País, em 1996, o Jardim Progresso foi urbanizado no ano de 2001, quando cerca de 2 mil famílias já tinham erguido suas casas sem qualquer tipo de infraestrutura. Atualmente o bairro, agora com redes de água, esgoto, energia elétrica e asfalto, está em fase de regularização, o que permitirá que as famílias possam ter a escritura dos imóveis.