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8/5/2013 - Ribeirão Preto - SP

Governador e prefeita acompanham início das obras do maior trevo rodoviário do Brasil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A pujança e o desenvolvimento econômico e social de Ribeirão Preto e região não param. Esse processo contínuo e acelerado exige novas estruturas, sobretudo viárias. Por isso, o trevo Waldo Adalberto da Silveira, um dos principais acessos a Ribeirão Preto, localizado numa área estratégica e que interliga as rodovias Anhanguera, Abrão Assed, Antônio Machado Sant’Anna e Castelo Branco, passará por total remodelação num investimento que vai totalizar R$ 120 milhões. Mais de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas pela obra.

Oficializada nesta terça-feira com a presença do governador Geraldo Alckmin, a obra atende a uma antiga reivindicação da prefeita Dárcy Vera, que há anos acompanha as dificuldades do trânsito e acesso a este trevo. Segundo definiu o governador, as obras vão transformar aquele trevo no maior trevo rodoviário do País. Ele está incluído no contrato de concessão com a Autovias e será viabilizado por meio do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo.

“Hoje é dia de agradecimentos. A população de Ribeirão Preto, assim como toda a região, entende a importância desta obra. Nossa cidade é maior que muitas capitais e esse trevo não comporta mais a atual realidade. É uma obra que vai evitar acidentes, congestionamentos e problemas de acesso. Estou muito feliz por ver nosso sonho sendo concretizado e só tenho agradecer a sensibilidade do governador Alckmin, que entendeu a necessidade da obra”, disse a prefeita ao entregar outras reivindicações ao governador.

O novo “Trevão” vai aumentar a capacidade de fluxo e eliminar os gargalos na chegada e saída da cidade. Nos horários de pico, cerca de 8 mil veículos por hora passam pelo local. São mais de 80 mil veículos por dia em circulação naquele trecho. 

A remodelação solicitada pela administração municipal, que executou o projeto junto com o Estado, permitirá a trajetória direta em determinados pontos, sem entrelaçamento de tráfego.   Dessa forma, o fluxo de veículos será mais rápido.

Serão construídos oito viadutos e 20 alças de acesso em um complexo viário com mais de 11,8 quilômetros de extensão (quase o tamanho da ponte Rio-Niterói), que tem cerca de 13 quilômetros de comprimento. Também faz parte do projeto uma passarela para pedestres. O novo dispositivo foi projetado para suportar o trafego de veículos nos próximos 30 anos.

“Essa obra, que começa hoje, é um grande presente para nós, que sabemos da necessidade dela. Além disso, serão gerados 1,5 mil empregos durante as intervenções. Isso significa crescimento ordenado para a cidade”, completou Dárcy Vera.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a construção tem prazo de conclusão de 30 meses, mas será entregue em etapas à população. “A primeira fase a ser liberada está prevista para julho do ano que vem. Trata-se da ligação entre a Avenida Castelo Branco e o acesso à Serrana, pela Rodovia Abraão Assed (SP 333). A segunda etapa a ser concluída será a interligação da SP 332 com a SP 244 (rota para Araraquara). Já a SP 330 (rota para Orlândia) tem previsão de término para setembro de 2014”, explicou Alckmin.

Por fim, até setembro de 2015, serão finalizadas as obras da via Anhanguera e da passarela. Os trabalhos serão executados pela Autovias, sob fiscalização da ARTESP. “Também estamos felizes por atender Ribeirão Preto e toda a região, que será contemplada com essa grande obra de engenharia viária”, concluiu o governador.



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