Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

7/1/2015 - Ribeirão Preto - SP

Fundação Feira do Livro promove primeiro sarau do ano no próximo sábado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

No ano passado, a Fundação Feira do Livro iniciou um projeto inédito no Centro Cultural Quintino II. No segundo semestre, o primeiro sábado de cada mês tornou-se sagrado para artistas e amantes da literatura e da música moradores da zona Norte de Ribeirão Preto.

Em 2015, o Sarau Preto inaugura sua programação no próximo sábado, 10 de janeiro. A partir das 18h30, o microfone fica aberto para quem quiser compartilhar ideias e textos. Em sua 7ª edição, o evento conta ainda com música, troca de livros e roda de conversa sobre diferentes temas. A participação é gratuita e aberta ao público.

Consolidado dentro do projeto Entre Feiras, da Fundação Feira do Livro, o Sarau Preto é uma oportunidade para novos escritores e poetas apresentarem seu trabalho. O Centro Cultural do Quintino II fica na rua Ernesto Petersen, 36.

Os Jovens Protagonistas, grupo de adolescentes com idade entre 13 e 17 anos que atua com intervenções culturais nas escolas públicas de Ribeirão Preto e no próprio Centro Cultural, têm oportunidade de amadurecer ideias e aperfeiçoar o programa de formação de jovens leitores. Eles também ajudam a organizar o evento.

A biblioteca popular Zumbi dos Palmares funciona a partir da colaboração do próprio público. É possível trocar livros e cada participante pode levar até duas obras para casa. A ideia é que os leitores levem a experiência da leitura nos próximos saraus e que a troca de conhecimento seja contínua, culminando em um melhor aproveitamento das atividades da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Feira completa 15 anos – A 15ª edição do evento promovido pela Fundação Feira do Livro já tem data definida: de 14 a 21 de junho. “O Encontro dos Tempos. Uma Visão Sobre o Passado, o Presente e o Futuro” será o grande tema da sétima maior feira literária da América Latina que falará sobre os 15 anos do próprio evento, fará uma reflexão sobre a realidade atual do Brasil e aprofundará da relação da leitura e do mundo digital tentando responder, afinal, qual o futuro do livro?

Ribeirão Preto também será protagonista da programação e um clima de festa de aniversário tomará conta da semana da Feira, que abrange a data de festividades da cidade: 19 de junho.

Pela forte ligação com projetos sociais ligados à cultura, a Fundação Feira do Livro convidou o empresário Chalim Savegnago para ser o patrono da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Dono de uma das principais redes varejistas do estado de São Paulo, Savegnago mantém uma escola de música gratuita em Sertãozinho, cidade vizinha de Ribeirão Preto.

Através de votação popular na internet, os homenageados da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foram escolhidos e ajudam a enriquecer a programação dos oito dias de atividades gratuitas. O país homenageado será o Brasil.

O autor homenageado será o romancista Mário de Andrade, um dos maiores nomes do modernismo, autor da obra-prima Macunaíma. Artista completo, Andrade é um dos pilares da construção moderna da cultura brasileira.

Como em todos os anos, em 2015 a Feira também dedicará parte de sua programação a um autor cuja obra é fundamental para o desenvolvimento da educação no país: Rubem Alves foi o escolhido pelo público através de votação no site para representar essa categoria.

A autora infanto-juvenil homenageada será Ruth Rocha, apaixonada por crianças e com centenas de livros publicados e prêmios literários. O sucesso da escritora entre as crianças e adolescentes é notória.

Outra tradição da Feira Nacional do Livro é a valorização dos autores da região de Ribeirão Preto. Neste ano, o escritor, professor e cartunista Divo Marino será o autor local homenageado.

Como acontece desde a primeira edição da Feira, o Theatro Pedro II e as praças XV de Novembro e Carlos Gomes receberão programação em 2015. O parque Maurilio Biagi e o Centro Cultural Palace também serão pilares das atividades literárias.

Em 2014, foram 450 mil pessoas que conferiram as 816 atrações gratuitas. Neste ano, a expectativa é manter o número e qualificar ainda mais as atividades, todas, como sempre, gratuitas e abertas ao público.

Acompanhe as novidades da Fundação Feira do Livro pelo site www.feiradolivroribeirao.com.br e pelas redes sociais.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.