14/5/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terá uma noite especial como ponto de partida para dez dias de debates e cultura que devem envolver mais de 600 mil pessoas. A cerimônia de abertura marcada para a quinta-feira, 15 de maio, às 19h, no Theatro Pedro II, contará com a presença de patrocinadores, autoridades da região, do estado e da ministra da Cultura, Marta Suplicy. No final, um espetáculo inédito da Companhia Deborah Colker encerra a noite e precede uma programação com mais de 600 atrações gratuitas em 14 espaços de Ribeirão Preto.
Livremente inspirada no romance "Belle De Jour", do escritor francês Joseph Kessel, e adaptado para o cinema por Luis Buñuel, a montagem "Belle", de Deborah Colker, navega pelos instintos e forças que compõem esta obra da literatura mundial, apresentando imagens surpreendentes, plenas de sensualidade e desviando-se das convenções da narrativa.
A apresentação será realizada no Theatro Pedro II, às 21h e tem entrada gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, sendo a disponibilidade sujeita à lotação do espaço).
A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai até 25 de maio. Ao longo de dez dias serão promovidas mais de 600 atividades, entre conferências, encontros com escritores, apresentações de música, teatro, dança, oficinas e exposições, todas com entrada franca. As atividades ocorrem em vários espaços da cidade.
A programação temática da feira tem foco nos novos direitos civis. Serão debatidas a condição da criança no Brasil, da mulher, do idoso, do negro, do índio, da pessoa deficiente, do homossexual, do meio ambiente, das juventudes e dos direitos humanos. "Vamos falar sobre nós, sobre todos, sobre o país. Cada dia será dedicado e centrado no debate sobre o livro e a leitura diante da condição de diferentes sujeitos sociais e seus direitos civis", explica o presidente da Fundação Feira do Livro, Edgard de Castro.
A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é realizada pela Fundação Feira do Livro, entidade sem fins lucrativos, presidida pelo empresário e cineasta Edgard Castro, com apoio total da Prefeitura de Ribeirão Preto. São dez dias de encontro com escritores, conferências, apresentações de música, teatro e dança, oficinas e várias outras atividades culturais, todas gratuitas.
A Feira ocupa três espaços principais. A programação adulta e os estandes para venda de livros se concentram no complexo da Praça XV, que inclui o Theatro Pedro II, a Esplanada, o Palace e as Bibliotecas Altino Arantes e Padre Euclides. As atividades para os jovens acontecem, principalmente, nos Estúdios Kaiser de Cinema. Já a programação para as crianças é desenvolvida no Parque Maurílio Biagi, que também tem estandes de livros. Neste ano, a Feira vai se estender também para o Teatro Municipal e o Teatro de Arena, que ficam no Morro do São Bento, além da sede da OAB-Ribeirão.
Além de Ana Maria Machado, a lista de homenageados desta edição traz o autor Mario Quintana, o autor da Educação Darcy Ribeiro e a autora local Ely Vietez Lisboa. O País homenageado é a África do Sul e o patrono, o empresário José Carlos Ferreira. Com exceção do patrono, os homenageados foram escolhidos em votação pela internet.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.