Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

14/8/2013 - Ribeirão Preto - SP

Emcantar apresenta Escutatória em Ribeirão Preto




Baseado em livro-CD infantil, espetáculo da trupe mineira sobe, pela primeira vez, aos palcos do Teatro Municipal para contar histórias e lançar DVD

O premiado grupo Emcantar, um dos principais no cenário de música, arte-educação e brincadeira do país, apresenta pela primeira vez o espetáculo Escutatória nos palcos do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, dias 20 e 21 de agosto, às 20h. Na ocasião, será lançado o DVD Escutatória, gravado durante a turnê do Emcantar em 2012. A entrada é franca. O grupo também fará oficina gratuita para educadores da rede estadual de educação da cidade.

O espetáculo Escutatória, que marca o lançamento do 4º álbum do grupo Emcantar (Escutatória – 2012 – Independente), tem o formato de um musical infantil em que as linguagens da música e do teatro se mesclam com as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos.

Escutatória é o que há de novo, de sensível, de original, prenhe de esperança que só a arte pode transmitir e que cada brasileiro precisa ver. Escutatória não se descreve, não se reconta, não se reproduz. É preciso presenciar, é preciso viver essa experiência visionária”, relata o  escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira.

O roteiro do espetáculo é baseado no conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim (fundador do Emcantar), lançado em conjunto com o álbum. No palco, os artistas, também conhecidos como encantantes, cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira. O Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico, perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc.

Inspirado no ditado popular de quem conta um conto aumenta um ponto, o espetáculo é um convite a desenrolar novelos de histórias por meio do canto, da poesia, da palavra e da alegria. No palco, os artistas do grupo, que em 16 anos    de história se desenvolveram como gestores e empreendedores sociais, contam as suas e várias outras histórias de crianças e adolescentes que já foram ou ainda são inspiradas por suas oficinas, produtos e apresentações.

No dia 19 de agosto, artistas educadores do Emcantar promovem gratuitamente a Oficina Escutatória, para educadores da rede estadual de educação, na Diretoria de Ensino, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. A oficina tem como objetivo despertar os educadores para um novo olhar para a educação, tendo como foco o desenvolvimento humano.  Com 8h de duração, o momento será de vivência e reflexão sobre as possibilidades da arte no  espaço educativo, dentro ou fora da escola, reconhecendo potências e competências para se tornarem habilidades desenvolvidas para os desafios da vida cotidiana.

A turnê Escutatória é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Algar, que desenvolve desde 1994 programas sociais voltados à comunidade, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e segue também para Franca, Uberlândia e Uberaba, lugares que consagraram o Emcantar como grupo artístico e educacional. E chega ainda a Divinópolis, Araxá e Belo Horizonte. Além de Ribeirão Preto, outras cidades, como Goiânia e Juiz de Fora, também recebem pela primeira vez o grupo com esse espetáculo.

Sobre o Emcantar – Desde 1996, o grupo Emcantar já fez mais de 600 apresentações musicais, envolvendo quase 100 mil pessoas em diversas cidades. O grupo lançou quatro CDs – Emcantar (1999), Mutirão (2003), Parangolé (2009) e Escutatória (2012) – e participou em nove outros discos de artistas como Uakti, Dércio Marques, Luiz Salgado, Augusto Jatobá e o grupo Trem das Gerais.

O grupo desenvolve trabalho de referência nacional em projetos de formação continuada, vivências artísticas e educação socioambiental. São práticas culturais educativas baseadas na Tecnologia Educacional Escutatória, arcabouço metodológico sistematizado para promover o desenvolvimento humano por meio da vivência individual e coletiva da arte.

Segundo Marco Aurélio Querubim, fundador do Emcantar, “transformar potencial em competências para a vida requer oportunidades de acesso e de aprendizagem a fim de conjugar as capacidades individuais e de conectar as diversas dimensões humanas. Com base nessa tecnologia, Emcantar desenvolve seus projetos com cerca de 500 crianças e adolescentes e concebeu seu mais recente espetáculo”. A Tecnologia Educacional Escutatória está disponível gratuitamente no - www.emcantar.org - site do grupo.

As ações de formação do Emcantar, que já atenderam mais de 15.000 participantes regulares, são desenvolvidas principalmente em oficinas com educadores, alunos e crianças de comunidades. Como resultados, já foram produzidos 07 livros, 30 espetáculos e um CD, nomeado Arte de Fato, com letras produzidas por crianças e adolescentes de escolas públicas de Uberlândia-MG, musicadas pelos artistas do grupo.

Além dessas ações, o grupo Emcantar lançou, em junho de 2012, um Especial em TV aberta, com cenas do DVD Escutatória, atingindo mais de 230 municípios mineiros e mais de 1,5 milhão de telespectadores. Também produziu seis documentários, todos relacionados à cultura popular no triângulo mineiro, e participou da criação de 20 desenhos animados realizados com crianças de Uberlândia e Araguari, exibidos nacionalmente na Rede Cultura de Televisão.

Sobre o Instituto Algar – A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é  operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais (dados referentes a 2012) que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar.

Dentre eles destaca-se o Programa Algar Transforma, com assessoria educacional do Emcantar, que atende nove bairros de Uberlândia com o objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contraturno escolar.

Serviço

Emcantar apresenta Escutatória em Ribeirão Preto

Oficina Escutatória
Dia: 19 de agosto
Local: Diretoria de Ensino (Avenida Nove de Julho, 378 – Higienópolis)
Público: educadores da rede estadual de educação
Horário: 8h às 12h e de 13h30 às 17h30
Gratuita
Inscrições pelo telefone (16) 3519-3910

Espetáculo Escutatória
Dias: 20 e 21 de agosto
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Praça Alto do São Bento s/n°, Jardim Mosteiro)
Classificação livre
Horário: 20h
Espetáculo gratuito

Retirada de ingresso no dia do evento com uma hora de antecedência




Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.