20/8/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de agosto, a prefeita Dárcy Vera, a convite de diretores da Nestlé Purina, conheceu o Castramóvel. O equipamento que conta com três divisões, duas delas para castrações de animais (com isolamento) e uma para triagem, será doado ao município para a realização de castração de animais com atendimento itinerante.
A prefeita viu o Castramóvel nas dependências da empresa, acompanhada do secretário da Casa Civil, e responsável pela Coordenaria do Bem Estar Animal, Layr Luchesi Junior, e dos diretores do diretores da Nestlé, Miguel Angel Lopez Ochoa e Anfrisio Cordeiro de Souza Júnior.
Dárcy Vera informou que na próxima semana o equipamento será exposto para a população. “Estamos organizando com os diretores da Nestlé para apresentar o Castramóvel para a população na próxima semana. O veículo ficará na Esplanada do Theatro Pedro II e permanecerá aberto para visitação”, informou a prefeita.
Para Miguel Angel Lopez Ochoa, o objetivo é atender a população que mais precisa. “Esta iniciativa vem colaborar com a população. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento da e cidade e atender as necessidades da comunidade local”, afirmou Miguel.
O Castramóvel é um veículo trailer de dois eixos, com aproximadamente 9 metros de comprimento, conta com sala de tricotomia, salas de cirurgias, e com todos os equipamentos necessários, atendendo as normas técnicas para a castração e vacinação de cães e gatos, além da realização de eventos para a conscientização e orientação sobre o tema. O equipamento conta com rampas para acessibilidade, ar condicionado, refrigeração por meio de janelas, prateleiras, mesas, armários, bancos, pias, geladeira; microondas (para atender funcionários), banheiro, externo, televisão com vídeos educativos sobre animais, toldos.
Layr Luchesi Junior falou sobre os procedimentos necessários para que o Castramóvel possa entrar em funcionamento. “Os procedimentos burocráticos estão em andamento. A documentação já passou pelo Conselho de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, pelo Escritório Regional de Fiscalização de Ribeirão Preto – onde o corpo técnico emitiu laudo e novamente encaminhou para São Paulo. Agora, o documento retornou ao Comitê de Fiscalização de São Paulo, onde aguarda emissão da licença final”, explicou Luchesi.
Para Anfrisio Cordeiro de Souza Junior, essa é uma nova iniciativa com perspectivas positivas. “O importante é o apoio à cidade. Esperamos que o Castramóvel seja de bastante utilidade”, destacou.
O bem estar animal é uma das preocupações do Governo Municipal. Só no ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Divisão de Controle de Zoonoses, realizou cerca de 1.500 castrações, a ONG CãoPaixão, 900, e outras 2.514 foram feitas com recursos destinados pelo deputado Ricardo Tripoli. Desde 2011, a atual administração castrou 9.893 animais. Desse total, 6.756 foram feitas pela Divisão de Controle de Zoonoses, outras 2.887 em parceria com as ONGs (AVA e CãoPaixão) e universidades Barão de Mauá e Moura Lacerda e 250 em mutirões de remoções de favelas.
Este ano foi feita uma remodelação e criada a Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria da Casa Civil, que tem a finalidade de realizar trabalho educativo junto à sociedade civil para conscientização do bem estar animal, atendendo aos cinco princípios básicos de liberdade, além de promover e conscientizar a sociedade sobre guarda responsável.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.