22/4/2013 - Ribeirão Preto - SP
A adesão de pacientes à campanha nacional de vacinação contra gripe neste sábado (20) foi considerada baixa em Ribeirão Preto (SP) pela enfermeira responsável pelo programa de imunização daPrefeitura de Ribeirão Preto, Larissa Gerin. Segundo ela, das 8h às 15h, os seis postos de saúde da cidade abertos ao público distribuíram 2,2 mil vacinas – o número total será divulgado na segunda-feira (22). “Eu esperava que fossem mais doses, porque a nossa expectativa é de que até amanhã [domingo] tenhamos vacinado 50% [dos pacientes], mas acredito que não teremos atingido”, disse.
Segundo ela, a meta total de Ribeirão é imunizar 174,5 mil pessoas contra o vírus Influenza até a próxima sexta-feira (26). Destas, 111,3 mil são crianças, idosos, gestantes, mulheres que tiveram filho há 45 dias e trabalhadores da saúde pública. Outras 63,1 mil vacinas estão direcionadas a pacientes crônicos. Para que a campanha seja bem sucedida, dentro dos padrões do Ministério da Saúde, o índice de imunização por grupo deve ser no mínimo de 80%.
A enfermeira explica que a baixa adesão é motivada porque muitos pacientes deixam para se vacinar na última hora. A antecedência, no entanto, é importante para se antecipar à contaminação do vírus. De acordo com Larissa, a dose demora de dez a 15 dias para fazer efeito no organismo. “Queremos vacinar rapidamente para imunizar antes que o vírus comece a circular”.
Campanha
A campanha nacional de vacinação contra gripe começou na segunda-feira (15). O Ministério da Saúde da cidade de Ribeirão Preto anunciou que ao todo distribuirá 43 milhões de doses em 65 mil postos pelo país. As vacinas ofertadas protegem contra três subtipos mais comuns do vírus influenza que circulam durante o inverno: A (H1N1) – que ficou popularmente conhecido como gripe suína –, A (H3N2) e B.
Em Ribeirão, 36 salas funcionam de segunda a sexta-feira. Uma equipe fixa também atenderá a população no Calçadão do Centro da cidade das 8h às 16h. Pessoas acamadas que, portanto, não podem comparecer aos postos de atendimento, também serão atendidas em casa por equipes da campanha nos dias 27 de abril e 4 de maio.
Fonte: G1
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.