3/10/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, Henrique Nelson Calandra, foi homenageado na noite da última terça-feira, 1º de outubro, em sessão solene realizada na Câmara Municipal, onde recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano.
A proposta de outorga deste título foi indicação do vereador Cícero Gomes da Silva e recebeu aprovação unânime de todos os vereadores. “O desembargador Calandra é uma pessoa ilustre. É um magistrado de respeito, que sempre lutou pela justiça do país e facilitou o relacionamento dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário”,observou Cícero.
O desembargador Roque Mesquita de Oliveira, parabenizou a cidade de Ribeirão Preto por esta homenagem. “Calandra é um exemplo de cidadão, de pai de família e de magistrado. Ele trabalha para que a cidade de Ribeirão Preto seja melhor atendida pelo poder judiciário para alcançar ainda mais sua eficiência em serviços”, disse Oliveira.
Representando o chefe do Poder Judiciário, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, o desembargador José Maria Simões de Vergueiro ressaltou que os exemplos de cidadania caminham atrelados ao Dr. Calandra. “Ele é um batalhador, um buscador de justiça, do que é correto. É um homem de bem, um juiz de estirpe”,acrescentou Vergueiro.
A prefeita Dárcy Vera, que recebeu o convite em mãos pelo juiz Ricardo Montserrat, fez questão de prestigiar a sessão. Parabenizo os vereadores, pela aprovação unânime deste título de cidadania. “Esta homenagem é o reconhecimento a sua incomparável história que traz um marco por onde passa, firmando a missão de ajudar, por meio da justiça, a construir um país melhor. O homenageado registra sua luta pela causa dos magistrados e é exemplo de bondade e coração com sede de justiça. Deixo aqui meu abraço como admiradora da sua trajetória profissional desde a época em que era vereadora”, destaca Dárcy Vera.
O homenageado da noite, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, Henrique Nelson Calandra, demosntrou sua gratidão pela homenagem e disse que aos 68 anos de idade e 56 anos de trabalho é gratificante para ele se tornar um cidadão ribeirão-pretano. “Nesta terra de tantas riquezas se cultiva também a amizade e a fraternidade que une cada um de nós. Agradeço a Deus pela oportunidade desta homenagem e desejo que meu amor pela justiça e por Ribeirão Preto dure até Deus envelhecer”, afirmou o desembargador Henrique Nelson Calandra
Quebrando protocolo – De forma inesperada, por meio do discurso do juiz Ricardo Montserrat, o vereador Cícero Gomes também recebeu homenagem. Desta vez aAssociação dos Magistrados Brasileiros – AMB, através do seu presidente, Henrique Nelson Calandra, concedeu ao vereador o título de “Amigo da Magistratura Brasileira”. “Agradeço a vocês por me darem o que têm de melhor”, finalizou o vereador.
Além do público que foi conferir a sessão solene da Câmara Municipal, o plenário contou com a presença de diversas autoridades do poder Judiciário e dos secretários municipais de Governo, Osvaldo Ceoldo, e de Administração e superintendência interina do Daerp, Marco Antônio dos Santos.
O homenageado - Nascido em 16 de julho de 1945, em Itaquaquecetuba, o desembargador é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e concluiu o curso de especialização em direito empresarial na Escola Paulista da Magistratura. É professor emérito da Escola Paulista da Magistratura e foi eleito presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo nos anos de 2005 e 2009.
Nelson Calandra é paulista e preside a maior associação de magistrados do mundo. Na sua trajetória profissional, o desembargador tem contribuído muito com a justiça brasileira, com olhos voltados para as causas de Ribeirão Preto.
Trajetória Profissional
Desembargador do TJSP desde maio de 2005
Presidente da 2ª Câmara de Direito Público do TJSP, de 2005 a 2009
Coordenador, pelo Tribunal de Justiça, do Projeto Brasil 2022 em colaboração com o PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais
Presidente da 3ª Câmara do Segundo Tribunal de Alçada Civil (SP), em 2001
Promovido a Juiz Titular do 2º Tribunal de Alçada Civil (SP), em 2000
Juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional da Lapa, em 1994
Juiz Titular da 7ª Vara da Família e Sucessões Central da Capital, em 1990
Juiz da 1ª Vara da Comarca de Suzano, em 1983
Juiz da 2ª Vara da Comarca de Jales, em 1983
Nomeado em caráter vitalício em Janeiro de 1983
Juiz de Direito da Comarca de Buritama, em 1982
Juiz Substituto do 146º concurso de ingresso na Magistratura, posse em 23/01/81, na Comarca de Pirassununga.
Condecorações
Colar do Mérito Judiciário – TJPI
Grão-colar Mérito do Judiciário - TJDFT
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.