2/10/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Trabalhadores da seção de Fiscalização do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), em sua rotina de trabalho, também orientam os usuários sobre o uso racional da água, principalmente diante de desperdícios de água potável durante lavagem de calçadas, carros e vias públicas. Diversas regiões brasileiras vivem grave período de estiagem com escassez de chuvas.
Em Ribeirão Preto, por exemplo, as temperaturas têm ultrapassado os 30 graus, mas mesmo com essa condição, a cidade não enfrenta problemas com desabastecimento de água. A expectativa, segundo a direção do Daerp, é que, dentro de alguns anos, a parcela de munícipes que desperdiça essa água tratada tenha absorvido a utilização consciente de recursos hídricos como uma cultura, e que nenhuma multa seja mais aplicada por desperdício.
A iniciativa é de orientação e não punitiva. Durante o atendimento dos fiscais do Daerp, que inclui os mais diversos serviços, o morador recebe dicas sobre economia de água, como evitar banhos demorados, fechar torneiras, resolver vazamentos internos e, especialmente, evitar lavagem de calçadas, carros e ruas neste período sem chuvas. “Temos alternativas para deixar a rua, a calçada e o carro limpos sem precisar desperdiçar água tratada. Basta varrer com vassoura a sujeira, e não com jatos de água, e lavar o carro com panos e baldes, ao invés de usar o esguicho torrencialmente”, informa Aparecido Donizete Pedro, fiscal do Daerp.
Perspectiva - “Temos várias manifestações de cientistas que falam da possibilidade de escassez de água de forma crônica dentro de alguns anos. Apesar disso, muita gente continua desperdiçando água, com as lavagens desnecessárias”, emenda Antônio dos Santos, superintendente do Daerp. Ele lembra que o SAC do Daerp, que atende pelo 115, funciona de segunda sexta, das 7h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Investimentos - Santos destaca ainda que serão investidos cerca de 70 milhões para melhorar a segurança do sistema de água, com a construção de novos poços/reservatórios, substituição de redes, que vão garantir mais produção e distribuição de água, além de melhorar de forma significativa as perdas em redes ou derivações. “Estamos concluindo a troca de toda a rede da avenida 9 de Julho, que apresentava constantes vazamentos, motivo de muitas queixas da população. Faremos a mesma coisa em outras regiões”, finaliza o superintendente do Daerp.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.