5/1/2016 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Para acompanhar o processo de modernização e inovações tecnológicas, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) está investindo na melhoria da estrutura do seu setor elétrico. A seção, que presta amplo serviço de manutenção e execução de parte elétrica, como por exemplo, a manutenção dos poços profundos, já recebeu investimentos de mais de R$ 5 milhões.
A automação e ampliação dos seus equipamentos eram objetivos do departamento, que agora se concretiza com investimentos de recursos financeiros próprios em iniciativas como a recente instalação de sistema “via rádio” nos poços e estações elevatórias, que garantirá o controle e a segurança do sistema de produção de água.
De acordo com Laércio Cardoso Pereira, engenheiro eletricista do Daerp, o novo sistema que vem sendo implantado permite o controle das bombas de abastecimento e o monitoramento dos níveis dos reservatórios e estações elevatórias, além de acabar com a variação nos períodos de ligação e desligamento das bombas.
No futuro, esse monitoramento estará atrelado ao Centro de Comando Operacional, o CCO. Mas não é só isso: a seção, de acordo com Laércio Pereira, também adquiriu três novos veículos direcionados ao trabalho das equipes de manutenção elétrica, incluindo cesto aéreo, que já otimiza a execução dos reparos com mais segurança e eficiência.
O Daerp também adquiriu seis painéis com inversores de frequência, que permitem o controle da pressão nas estações de bombeamento; comprou e instalou 30 painéis com soft starter, que garantem a partida em rampa das bombas submersas dos poços. Relacionou também a colocação de nove cabines blindadas para medição, proteção e abrigo do transformador, para atender novas instalações e adequação de instalações existentes; instalou capacitores para correção do Fator de Potência, evitando multas na conta de energia, substituiu 30 aparelhos de ar condicionado por equipamentos mais eficientes e econômicos.
Além disso, foi feita a revisão e adequação de 86 contratos de fornecimento de energia e revisão do contrato de telefonia fixa e telefonia móvel para reduzir o valor das contas. “Os investimentos estão focados na adequação das instalações, automação, eficiência energética e troca de equipamentos obsoletos para que o Daerp alcance outro patamar de tecnologia”, complementa Nilson Antônio Belém, chefe da seção de eletricidade.
“São iniciativas que também contemplam a rotina dos trabalhadores. Melhor logística, melhor eficiência do trabalho. Neste aspecto, a questão de segurança no trabalho também vem sendo pensada e efetivada”, emenda Belém. “O Daerp vive um período muito positivo de investimentos próprios. O setor de Engenharia tem articulado ações que priorizam, gradativamente, toda a funcionalidade da autarquia. Com isso, adquirimos modernidade e inovação, já que somos um órgão técnico”, declara Luiz Mantilla, diretor Técnico do Daerp.
“Este ano continuaremos investimento na troca de painéis e incremento na logística. Temos quase 700 mil habitantes e o Daerp deve crescer e se modernizar atendendo seus usuários com qualidade, já que este é um desafio que nossos trabalhadores entenderam muito bem”, explica Marco Antonio dos Santos, superintendente do Daerp, destacando que um montante de R$ 68 milhões serão aplicados ainda na perfuração de poços, construção de reservatórios, e substituição de redes em vias de diversas regiões da cidade. “Nossos funcionários conhecem muito bem a cidade e estão aptos para o aprimoramento da qualidade dos serviços e a modernização e ampliação do sistema de água e esgoto, que resultam, certamente, na melhoria da qualidade de vida da população”, declara Santos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.