28/2/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Rimas, versos e estrofes. Poucos escritores na história da literatura souberam usar esses elementos como o poeta gaúcho Mário Quintana. O escritor, que será o homenageado deste ano da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, foi tema de curso de atualização pedagógica para professores da rede pública de ensino e do Sesi, ministrado pela professora doutora Ana Mariza Filipouski na última terça-feira, dia 25, nos Estúdios Kaiser de Cinema.
Realizado pela Fundação Feira do Livro, o curso teve o objetivo de disponibilizar ferramentas para os professores utilizarem a obra do poeta em sala de aula. A atividade faz parte do projeto Feira do Livro vai à Escola.
“Os alunos precisam de atrativos para ler, bibliotecas e professores precisam trabalhar temas de maneira que atraia a atenção dos jovens e o Mário Quintana é um autor que oferece essas possibilidades”, disse a professora Shirley Stefani, participante do curso e responsável pelas atividades na biblioteca da Escola Estadual Otoniel Mota, uma das mais tradicionais de Ribeirão Preto.
O curso foi dividido em três partes: Quintana e o leitor de poesia, Quintana e o universo da lírica e Quintana, um poeta do cotidiano. Cada professor recebeu uma apostila para acompanhar as três horas de palestra. Duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, participaram da atualização pedagógica.
A professora de língua portuguesa e literatura, Simone Villela, disse que cursos de atualização são sempre importantes para melhorar e dar alternativas ao método em sala de aula. “Cada aluno precisa de um cuidado diferente, mas a base do ensino é a mesma. Eles precisam ler por prazer e com possibilidade de descobrir todas as opções da leitura”.
Ana Mariza Filipouski é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista na obra do escritor gaúcho. Ela veio a Ribeirão Preto a convite da Fundação Feira do Livro e disse ter ficado feliz com o resultado do curso. “Achei muito proveitoso, pois todos os professores que compareceram estavam realmente interessados no conteúdo”.
Filipouski já conhece a Feira e citou a importância do evento e das atividades de atualização pedagógica para o ensino fundamental e médio. “A ideia deste curso é propor estratégias de aulas mais interativas e, consequentemente, o uso da Feira Nacional do Livro para motivar os alunos a lerem pensando em um objetivo adiante, a realização de um sarau, por exemplo”.
A 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 16 a 25 de maio e, além de Mario Quintana, vai homenagear a escritora Ana Maria Machado, o autor de educação Darcy Ribeiro e a escritora local Ely Vieitez Lisboa. O patrono é o empresário José Carlos Ferreira.
Feira do Livro vai à Escola – O Projeto Feira do Livro vai à Escola tem como objetivo formar leitores críticos para a participação ativa na Feira do Livro de Ribeirão Preto, manter uma atmosfera de leitura e de incentivo à escrita e fortalecer o sentimento de pertencimento e protagonismo social dos estudantes da rede pública que visitam a Feira anualmente.
As atividades são desenvolvidas em um processo contínuo dentro das escolas. O projeto proporciona atualizações pedagógicas para os professores e coordenadores.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.