Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

15/1/2014 - Ribeirão Preto - SP

Controle de Vetores recolheu mais de 400 escorpiões durante ação no Cemitério da Saudade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Agentes de Controle de Vetores recolheram cerca de 400 escorpiões durante operação de captura realizada no Cemitério da Saudade, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. “O cemitério da Saudade é um local que oferece condições propícias para a reprodução dos escorpiões, por causa da presença de baratas. Por isso, a direção do cemitério está providenciando o serviço  de desinsetização para o controle de baratas”, explicou Maria Lúcia Biagini, chefe da Divisão de Controle de Vetores.

O trabalho foi realizado com o objetivo de diminuir e controlar a população desses animais naquele local. Foram verificados vasos, touceiras de plantas, fissuras das carneiras, túmulos, pisos soltos e ou quebrados, pilhas de tijolos e peças ornamentais de bronze.

Segundo Lúcia Taveira, coordenadora do Programa de Vetores Dengue e Febre Amarela, da Secretaria da Saúde, o escorpião gosta de lugares úmidos e quentes e o Cemitério da Saudade propicia o ambiente ideal para o aracnídeo. “Com as chuvas frequentes, as tocas ficam com excesso de umidade, o que faz com que o escorpião saia da toca e possa picar funcionários ou visitantes”, explicou.

No local, a espécie predominante é o Tityus serrulatus, mais conhecido por escorpião amarelo. Essa espécie só tem a fêmea, que vive de 4 a 5 anos. “Ela reproduz uma vez por ano, quando tem de 8 a 20 filhotes”, afirma Lúcia Taveira.

As pessoas picadas por escorpião devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência, o mais rápido possível. “As equipes fazem o bloqueio anestésico no local da picada, mas em casos mais graves o paciente é encaminhado ao Hospital das Clínicas para tomar o soro”, justifica ela.

As pessoas mais sensíveis à picada do escorpião são as crianças e os idosos. “Eles correm um risco maior, pois são mais sensíveis. Por isso o socorro deve ser rápido”, finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.