24/7/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Cetrem (Central de Triagem ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua) e o Creas POP (Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua), ambos ligados a Secretaria de Assistência Social, estão intensificando as rondas diurnas e noturnas, na busca ativa da população de rua.
As buscas ativas acontecem com maior frequência por conta da brusca queda de temperatura, como ocorreu nesta terça-feira. Prevendo que o dia e as madrugadas em Ribeirão Preto, neste mês de julho, sejam mais frios, os dois setores estão preparados para atender 20% a mais desse público, com busca acolhimento e alojamento para proteção.
“É uma integração entre a Cetrem e o Creas Pop, que trabalham em conjunto para recolher pessoas em situação de rua, nos períodos diurno e noturno, proporcionando acolhimento, abrigo e buscando restabelecer vínculos familiares, bem como o retorno, de quem é de fora, para suas cidades de origem”, afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Sodré.
A Secretaria de Assistência Social pede para que a população não dê esmolas nas ruas da cidade e que entrem em contato, pelos telefones 161, 0800-7730161 ou 0800-7715524, para que as abordagens técnicas possam ser realizadas com eficiência. “Pedimos para que nos avisem sobre o local em que essas pessoas estão pedindo esmolas para fazermos a abordagem técnica. Fazemos um apelo para que a população não dê esmolas nas ruas, pois a esmola sustenta os vícios e atrapalha o trabalho de convencimento e acolhimento que precisamos fazer com elas”, afirmou Sodré.
A secretária de Assistência Social ressalta ainda que o trabalho de intensificar as rondas e o processo de acolhimento e convencimento são extremamente necessários, e tem por objetivo acolher as pessoas que estão nas ruas, necessitando de abrigo.
Horários das rondas – As rondas mais intensas no período diurno ocorrem durante toda semana, das 8h às 18h, e são realizadas pelo Creas POP. A partir das 19h, durante a madrugada até às 7 horas, as rondas são realizadas pela Cetrem. Nestes períodos, uma perua Kombi e uma equipe de profissionais, com o apoio da Guarda Municipal, saem às ruas em busca desse público para fazer as abordagens.
“Este é um trabalho realizado com frequência, já que se trata de pessoas que perderam seus vínculos familiares e sociais, e que precisam receber o convite insistentemente para iniciarem conosco um atendimento direcionado”, reafirmou Sodré.
Roupas – Com a chegada do frio a Cetrem e o Creas Pop estão precisando de roupas, calçados, masculinos e femininos, cobertores, roupas de cama e banho. Quem quiser doar pode ligar no 161 ou no 3961-2373, que as equipes buscam a doação.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.