Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

29/5/2014 - Ribeirão Preto - SP

Centro Pop intensifica serviço de abordagem social nas ruas de Ribeirão Preto




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua), ligado à Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), está intensificando as rondas diurnas e noturnas na busca ativa da população de rua. Com a queda brusca da temperatura, o serviço 24 horas de telefonia (161) também vem atendendo chamados e intensificando as abordagens sociais.

As abordagens estão sendo feitas em todas as praças da cidade, embaixo de marquises, baixada central, entre outros locais propícios para abrigamento, com o objetivo de acolher e proteger do frio quem vive nas ruas.

"O Centro Pop e sua equipe de abordagem social está recolhendo as pessoas em situação de rua, nos períodos diurno e noturno, proporcionando acolhimento, abrigo, refeições, banho e atendimento social. Está muito frio e não podemos deixar essas pessoas dormirem nas ruas. Também neste período, que eles aceitam bem o acolhimento, vamos buscar restabelecer vínculos com as famílias, e tentar o retorno de quem é de fora, para suas cidades de origem", afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Sodré.

Nesta semana, em que ocorreram as mais baixas temperaturas do ano, a Cetrem (Central de Triagem ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua) acolheu cerca de 120 pessoas que pernoitaram no local. "Tivemos um grande número de pessoas abrigadas nestes dias frios e vamos continuar intensificando as rondas e o trabalho de resgate social dessas pessoas", disse Cristina Ruiz, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semas.

Dar esmolas, cobertores, roupas e comida nas ruas não ajuda - A Secretaria de Assistência Social também solicita a  colaboração da população, atentando para que se evite a prática de dar esmolas nos faróis da cidade, bem como cobertores, roupas e comida pelas ruas. "A gente orienta a população a não dar esmolas nas ruas para avançarmos nesse trabalho do contato direto do acolhimento, e da proximidade dessas pessoas e suas histórias. A esmola enraíza o cidadão em situação de rua e se ele receber colchão, cobertor, agasalho, comida, ele não vai querer ser acolhido pelo nosso serviço", afirmou Sodré. Para tanto, a Secretaria de Assistência Social pede que os contatos para a abordagem social sejam feitos pelos telefones 161, ou 0800 7730 161.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.