6/9/2019 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto
A partir do dia 10 de setembro, o Centro Cultural Palace, equipamento da Secretaria Municipal da Cultura, sediará as atividades do Seminário Permanente Hannah Arendt, que acontecerão mensalmente, toda segunda terça-feira, das 19 às 21h30. Podem participar do Seminário educadores, comunidade acadêmica e demais interessados. Serão realizadas rodas de conversa com a leitura de textos indicados e seminários com a presença de um convidado, especialista, que discutirá assuntos da ordem política e social contemporâneas, tendo como referência a obra de Hannah Arendt.
O objetivo do Seminário Permanente Hannah Arendt, idealizado pelo historiador Renato Oliveira, é realizar, pesquisar e divulgar a obra da filósofa junto a educadores, comunidade acadêmica e público leigo, através de rodas conversa e seminários realizados pelo historiador e também por especialistas convidados.
O estudo e a discussão da obra de Hannah Arendt se justificam pela relevância de seu pensamento para a compreensão das mudanças que se encontram em curso na sociedade e política contemporâneas.
1. A relação circunstancial ou permanente do Estado e a sociedade com a democracia e com os regimes totalitários;
2. O monopólio da violência do Estado;
3. Estado, Burocracia e o processo de desumanização;
4. Democracia e Totalitarismo e o conceito de Cidadania;
5. As microestruturas de poder x Estado Totalitário;
6. A Reflexão e a Ação política.
Hannah Arendt
Um dos grandes nomes da filosofia do século XX, Hannah Arendt deu significativas contribuições para o entendimento da sociedade, das estruturas de poder e seus dispositivos, assim como o fenômeno do Totalitarismo que marcou a primeira metade do século XX, fenômeno este que causou grandes abalos na estrutura da Democracia a partir da ascensão dos regimes nazifascistas na Europa.
Arendt escreveu importantes obras que contribuíram e ainda contribuem para o campo da Teoria Política: A Condição Humana (1958), As Origens do Totalitarismo (1951), Entre o Passado e o Presente (1961), Homens em Tempos Sombrios (1968), O julgamento de Eichmann em Jerusalém (1962), entre outras que ajudaram e ainda ajudam a explicar as questões estruturais de regimes autoritários, assim como a formação de uma consciência para o "consenso" e o que Arendt chamou de banalidade do mal.
Serviço- Seminário Permanente Hannah Arendt
Quando? Segunda terça-feira de cada mês, das 19 às 21h30, a partir de 10 de setembro.
Para quem? Educadores, comunidade acadêmica e demais interessados.
Onde? Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, nº 322, Centro)
Quanto? Gratuito.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.