Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

20/11/2013 - Ribeirão Preto - SP

Campanha 'Fique Sabendo 2013' já começou




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, por meio do Programa Municipal DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) Aids e Hepatites Virais realiza até o dia 29 de novembro a Campanha Fique Sabendo 2013, que este ano tem como tema “Faça o teste do HIV e Sífilis”. O objetivo é incentivar a realização dos dois testes entre as pessoas sexualmente ativas.

No caso do HIV, os profissionais de saúde vão buscar e sensibilizar as pessoas mais expostas ao HIV para fazerem o teste, como homens que fazem sexo com homens (HSH, principalmente os mais jovens), profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas em risco acrescido de adquirir estas doenças. “Além disso, vamos acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames”, explica a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves.

No caso da Sífilis, o objetivo é ampliar o acesso da população ao teste e à informação sobre transmissão, prevenção e tratamento desta doença considerada silenciosa.

Segundo a enfermeira, a Campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio no município. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com sinais e sintomas de Aids, com a saúde e a imunidade já comprometidos. “Em Ribeirão Preto, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão oferecendo para a  população o teste da Aids e da Sífilis nestes dias que antecedem o primeiro de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, completa ela.

 Resultados do ano passado - Na Campanha “Fique Sabendo 2012”, foram realizados 4.799 testes HIV e identificados nove resultados reagentes, sendo que sete casos novos foram confirmados. Nesta mesma campanha também foi oferecido a sorologia para detecção da sífilis. “Realizamos 4354 testes, sendo que 77 apresentaram resultados reagentes com necessidade de investigação e tratamento adequado”, acrescentou.

O município de Ribeirão Preto está buscando atingir a meta pactuada até 2015 de transmissão materno infantil do HIV (zero) e sífilis congênita menor de 1 para cada 1000 casos de nascidos vivos. “Convidamos toda população sexualmente ativa a participar desta Campanha e realizar estes importantes testes que serão oferecidos por todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Ribeirão Preto”, diz Fátima Neves.

Mais informações pelo telefone 3632. 2868.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.