14/2/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Para prevenir o desabastecimento d’água, o Daerp lançou esta semana a campanha Economize Água, Esbanje Responsabilidade, que tem a tarefa de conscientizar a população para o consumo racional do produto diante do forte calor deste início de ano, aliado à estiagem. Esses dois fatores contribuíram para o aumento do consumo em 38%.
A campanha educativa do Daerp pretende distribuir folhetos explicando a população sobre a situação, que se estende a toda a região Sudeste. Muitas cidades, inclusive, já dotaram o racionamento para contornar o problema. A intenção é sensibilizar a população e conseguir uma redução no consumo diário de 20%, o que seria um percentual significativo na distribuição de água. Para isso, a autarquia usará seus programas educativos, como Daerp na Escola, Daerp Casa a Casa, o trabalho dos leituristas, divulgação em espaços do transporte coletivo, para repassar 200 mil panfletos esclarecendo a importância de evitar desperdícios, contendo também, dicas de economia diárias de consumo. “Não é pedir sacrifício, mas evitar desperdício. Se conseguirmos reduzir em 20% o consumo, voltamos a ter uma condição plena de abastecimento. Se isso acontecer, a gente sai da faixa de risco, sem necessitar de racionamento”, explicou o engenheiro e diretor Técnico do Daerp, Ivo Colicchio.
“Trabalhamos com a hipótese de que, mesmo que não chova, não vai haver falta d'água. Porém, se não chover, nós que monitoramos o sistema diariamente, teremos que rever a nossa estratégia”, emendou ele.
Desperdício - A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que 110 litros são suficientes para atender às necessidades de consumo e higiene. No município, no entanto, estima-se que esse número seja de até 350 litros por pessoa, ou seja, três vezes mais do que o necessário. Diariamente os usuários da cidade consomem 410 milhões de litros de água. Com isso, cresce o estado de alerta em relação ao consumo.
Investimentos - A Prefeitura e o Daerp estão investindo mais de 100 milhões entre recursos próprios e do Governo Federal para a perfuração de novos poços, reservatórios e substituição de redes em varias localidades na cidade. Uma das principais dicas que o Daerp tem passado é: não lavar calçadas. Tomar banhos rápidos. Desligar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Conserto de vazamentos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.